Ligne de Arts Quartier
Música Clássica, com Clarice Miranda
Saudações Musicais, queridas quartières!
Sejam muito bem-vindas à página sobre música clássica!
Há um consenso em torno da música: ela é considerada uma arte capaz de desenvolver
ou resgatar a sensibilidade, elevando assim, nossos melhores sentimentos.
Ouvir música, é um dos grandes privilégios do homem moderno e conhece-la um dos
seus grandes prazeres. Quanto maior o conhecimento, maior será a satisfação, pois a audição consciente proporciona envolvimento emocional e intelectual e não é nada complicado.
Já ouvi inúmeras vezes quando pergunto se a pessoa gosta de música clássica, a resposta frequente é a seguinte: gosto muito, mas não entendo nada!
Saber sobre ela, ou ampliar conhecimentos já existentes, é a finalidade do Ligne des Arts - Música Clássica!
Clarice Miranda
Ligne des Arts é um projeto especial do Quartier des Arts com a especialista Clarice Miranda que tem a finalidade de desenvolver ou ampliar o gosto das participantes da confraria pela música.
A Batuta
Batuta, é o nome daquele bastão delgado, que o maestro segura sempre na mão direita. É um prolongamento visível de sua mão para marcar o ritmo da música. Por este motivo, as batutas são sempre de cor clara e podem ser feitas de diversos materiais, mas os mais utilizadas são madeira e fibra de vidro.
Você pode me perguntar: mas se o maestro for canhoto?
Observe que todo músico ao executar qualquer instrumento musical, utiliza sempre as duas mãos. O maestro da mesma forma, mesmo sendo canhoto, utiliza para reger a orquestra as duas mãos. A batuta na mão direita, ficou sendo então, uma convenção
internacional.
Selecionei para vocês como exemplo, um maestro usando a batuta. Este maestro é um dos grandes nomes do momento, o venezuelano Gustavo Dudamel (1981). A obra que vocês vão ouvir é a conhecida 5ª Sinfonia de Beethoven (1770-1827), uma das sinfonias mais executadas hoje em dia e sucesso até em discotecas! (tchan tchan, tchan, tchan...)
Os posts são publicados semanalmente na pagina do grupo fechado no Facebook e depois inseridas nesta área restrita do site.