Ligne de Arts Quartier

Música Clássica, com Clarice Miranda

Saudações Musicais, queridas quartières!

Sejam muito bem-vindas à página sobre música clássica!

 

Há um consenso em torno da música: ela é considerada uma arte capaz de desenvolver

ou resgatar a sensibilidade, elevando assim, nossos melhores sentimentos.

Ouvir música, é um dos grandes privilégios do homem moderno e conhece-la um dos

seus grandes prazeres. Quanto maior o conhecimento, maior será a satisfação, pois a audição consciente proporciona envolvimento emocional e intelectual e não é nada complicado.

Já ouvi inúmeras vezes quando pergunto se a pessoa  gosta de música clássica,  a resposta frequente é a seguinte: gosto muito, mas não entendo nada!

Saber sobre ela, ou ampliar conhecimentos já existentes, é a finalidade do Ligne des Arts - Música Clássica!

                                                                                                                     Clarice Miranda

Ligne des Arts é um projeto especial do Quartier des Arts com a especialista Clarice Miranda que tem  a finalidade de desenvolver ou ampliar o gosto das participantes da confraria pela música.

A Batuta

Batuta, é o nome daquele bastão delgado, que o maestro segura sempre na mão direita. É um prolongamento visível de sua mão para marcar o ritmo da música. Por este motivo, as batutas são sempre de cor clara e podem ser feitas de diversos materiais, mas os mais utilizadas são madeira e fibra de vidro.

 

Você pode me perguntar: mas se o maestro for canhoto?

Observe que todo músico ao executar qualquer instrumento musical, utiliza sempre as duas mãos. O maestro da mesma forma, mesmo sendo canhoto, utiliza para reger a orquestra as duas mãos. A batuta na mão direita, ficou sendo então, uma convenção

internacional.

Selecionei para vocês como exemplo, um maestro usando a batuta. Este maestro é um dos grandes nomes do momento, o venezuelano Gustavo Dudamel (1981). A obra que vocês vão ouvir é a conhecida 5ª Sinfonia de Beethoven (1770-1827), uma das sinfonias mais executadas hoje em dia e sucesso até em discotecas! (tchan tchan, tchan, tchan...)

 

Please reload

 

Os posts  são publicados semanalmente  na pagina do grupo fechado no Facebook e depois inseridas nesta área restrita do site.

Q u a r t i e r   d e s   A r t s 

c o n f r a r i a  c u l t u r a l