Katia Canton é artista visual, escritora, jornalista, professor e curadora. Estudou arquitetura, dança e formou-se jornalista pela ECA USP, em São Paulo. Também estudou literatura e civilização francesas no curso de estudos superiores dado pela Aliança Francesa juntamente com a Universidade de Nancy II. Em 1984 transferiu-se para Paris, com uma bolsa de estudos de dança moderna no estúdio Peter Goss.

 

Viveu em Nova York por oito anos, onde trabalhou como repórter para vários jornais e revistas e realizou mestrado e doutorado na New York University. Sua pesquisa acadêmica é inter disciplinar e relaciona as artes e os contos de fadas, de várias épocas e culturas do mundo. Trabalhou um ano e meio como bolsista no MoMA, de Nova York, criando projetos de arte e narrativa no departamento de educação. De volta ao Brasil, ingressou como docente na Universidade de São Paulo, sendo professora associada do Museu de Arte Contemporânea (onde foi vice-diretora) e do programa dePós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte.

 

Seu trabalho artístico é multimídia, incluindo desenho, pintura, fotografia e objetos, e conceitualmente se liga a questões sobre sonho, desejos e narrativas. Tem realizado exposições em museus, galerias e instituições culturais no Brasil e no exterior, desde 2008.

 

Como autora, além de escrever livros sobre arte, criou mais de 50 livros ilustrados para o público infantil e juvenil, tendo recebido vários prêmios, no Brasil e no exterior. Entre eles, recebeu por três vezes o prêmio Jabuti, prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

 

Vera Masagão, Quando se casou, há 47 anos, envolveu-se com o Projeto Arrastão, que foi fundado por pessoas filantrópicas da família de seu marido.

 O Projeto Arrastão existe há 52 anos, e faz parte de sua vida.

 Desenvolvendo um lado “voluntária” e o Terceiro Setor foi ocupando espaços na Sociedade Civil.

 Com alguns cursos de aperfeiçoamento em gestão, passou a dirigir a entidade que foi se modernizando e atendendo às necessidades do Bairro de Campo Limpo (Zona Sul de São Paulo)

Em sua gestão a entidade  tornou-se referência nos atendimentos às famílias de baixa renda.

 Através de Parcerias com a Prefeitura e Empresas, desenvolve atividades profissionalizantes e culturais.

 Hoje, apesar das crises econômicas e muitas dificuldades, a entidade atende 1000 pessoas entre crianças, jovens  e adultos.

Segundo Vera “A missão da entidade é dar oportunidades aos nossos atendidos, sempre com o lema de não dar o peixe, mas ensinar a pescar.. Nosso logo é um peixe....”

 

 Adriana Rede, Curadora de Arte, é especializada em Curadoria e Expografia,  História da Arte e Crítica de Arte. Realiza exposições em galerias, espaços culturais e museus, como MAC USP, Caixa Cultural SP, e também mostras internacionais.

Faz a curadoria há 14 anos da Exposição coletiva com fins beneficentes Chapel Art Show em SP, (onde participam mais de 100 artistas renomados convidados por ela).

É membro da APCA-Associação Paulista de Críticos de Arte. É autora de textos sobre artes visuais, ministra seminários e cursos e é palestrante no Brasil e no exterior.

Desde sempre engajada em projetos sociais, é colaboradora da Ong Share;

é Conselheira do Instituto I’M - Instituto Marton de arte, moda, design;

é Diretora de Cultura do Projeto CURA de apoio a pesquisa do câncer;

é membro do Comitê de Cultura do Grupo Mulheres do Brasil.

Tem uma parceria de longos anos com Katia Canton, já tendo realizado curadoria de várias exposições da artista.

III HAPPY HOUR QUARTIER DE DOMINGO

CONVERSA COM KATIA CANTON,  VERA MASAGÃO E ADRIANA REDE

III HAPPY HOUR QUARTIER DE DOMINGO

TEMA: “ARTE E INCLUSÃO SOCIAL”

DATA: 8 DE NOVEMBRO DE 2020 - DOMINGO

HORÁRIO: 18H00 -19H00

Uma conversa descontraída com 3 mulheres especiais sobre Arte e Inclusão Social

Katia Canton - Artista Visual

Vera Masagão - Presidente do Conselho do Projeto Arrastão

Adriana Rede - Curadora de Arte

 

Campanha de Ação Social Quartier de arrecadação de cestas básicas para o projeto Arrastão com sorteio de uma obra de Katia Canton

Faca a sua inscrição preenchendo o formulário abaixo.

(Evento gratuito)

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI (GRATUITO):

Q u a r t i e r   d e s   A r t s 

c o n f r a r i a  c u l t u r a l