





V Atividade de Arte Quartier des Arts.
Tema: Toulouse em Vermelho
Mediação: Iara Freiberg
Agosto 2017
Nessa atividade viajamos, pela mão de Iara Freiberg para a efervescente Paris, a partir do final do século XIX, para conhecer a vida, os amigos e o panorama das artes que tanto influenciaram a obra o gênio Toulouse Lautrec, nascido de uma família aristocrática e que optou em viver na boemia e na intimidade dos cabarés fazendo de sua obra um retrato vivo, colorido e fiel daquele mundo!
Agradecemos o apoio de nossa querida quartière Cristina Haaland, pelo delicioso jantar!
Principais pontos abordados na aula e visita:
- Época marcada por profundas transformações culturais que se traduziram em novos modos de pensar e viver o cotidiano.
- Cena cultural efervescente: cabarés, o cancan, e o cinema (que acabava de surgir) / cultura urbana de divertimento incentivada pelo desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte , que aproximou ainda mais as principais cidades do planeta
IMPRESSIONISMO
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Rompe com o passado; aversão à arte acadêmica dos salões convencionais.
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Não tinham interesse nas temáticas nobres e no retrato fiel da realidade; mas em ver o quadro como obra em si mesmo.
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Vão pintar ao ar livre (plein air - Monet, Siley, Renoir - entre 1869 e 1874), observando as variações de cor e luz da natureza diretamente: “as cores não são iluminadas, são fatores luminosos, e, portanto, os elementos construtivos do quadro”
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Pintura instantânea, sensação de imediaticidade e movimento.
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Não se atêm a referencia do objeto retratado (“a pintura não deve representar o que está diante dos olhos, e sim o que está na retina do pintor”)
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A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura: pinceladas curtas e largas, pouco detalhadas.
Origem do nome:
Obra de Monet (Impressões: nascer do sol), que a partir de uma critica, deu o nome ao grupo. Uma charge do crítico e humorista Louis Leroy, onde um espectador da exposição fala a outro:
“Impressão – com certeza. Eu estava justamente dizendo a mim mesmo que, como eu fiquei impressionado, tinha que haver alguma impressão aqui... E que liberdade! Que facilidade na feitura! O papel de parede em seu estado embrionário é melhor acabado do que essa marinha.”
CLAUDE MONET(França, 1840-1926) (ESCOLHER UMA OBRA DE CADA ARTISTA)
- Impressão - Nascer do Sol, 1872
- a Cathedral de Rouen, 1892-94: serie de 26 pinturas.
EDGAR DEGAS(França, 1834-1917)
- L’absinthe, 1876: modelos humanos comuns e decadentes, o boêmio e a prostituta > bailarinas: mulheres de classes media e baixa
- La petite danseuse de quatorze ans, 1881:
PÓS-IMPRESSIONISMO
França principalmente – 1886-1905
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Continuam usando cores vívidas, telas carregadas com tinta, retratando a vida real, MAS mais inclinados a enfatizar formas geométricas, distorções com efeito expressivo, cores não naturais ou arbitrarias
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profundidade atenuada - chapado
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pintura X desenho
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representações da cidade
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Influencia gravura japonesa
- Primitivismo (referencias não-ocidentais ou de povos pré-históricos ou indígenas)
PONTILHISMO/DIVISIONISMO/(cromoluminarismo)
Baseados na ciência, nas teóricas óticas (cores complementares, fusão ótica) / sistema de justaposição de cores puras, nao havia mistura de cores / separação das cores em pontos individuais que interagem oticamente /
Georges Seurat (1859-1891)
Paul Signac (1863-1935)
VINCENT VAN GOGH (Holanda, 1853 – França, 1890)
- Os comedores de batata, 1885: > Le Moulin de la Galette, 1886
- Portrait of postman, 1888
- Portrait of dr. Gachet, 1890:
PAUL GAUGUIN (França, 1848 – Ilhas Marquesas – Polinésia Francesa, 1903)
- arte primitiva / o ingênuo, o arcaico (popular)
- simbolismo das cores
- Café de Nuit, Arles, 1888
- La Orana Maria, 1891: sua obra mais valorizada da fase do Taiti
- Femmes de Tahiti, 1891
HENRI DE TOULOUSE LAUTREC (França, 1864-1901)
Pintor, desenhista, ilustrador, gravador
- de família aristocrática
- Nasceu com problemas congênitos e era extremamente baixo.
- Participou da vida boemia da Paris do final do século XIX em ebulição
- Amigo de Van Gogh
- Fortemente influenciado por Manet e Degas
- At the Moulin Rouge, the dance, 1890
- At the Moulin Rouge, 1892-1895: (cabaret moulin rouge, 1889 – nascimento da dança can-can / todas as figuras sao pessoas reconhecíveis, conhecidas dele por frequentar o mesmo local / em cima à esquerda, T. Lautrec
- Marcelle Lender doing the Bolero in ‘Chilperic’, 1895:
- Au salon de la rue des Moulin, 1894
- cartazes
- Moulin Rouge - La Goulue: litografia com tiragem de 3000 exemplares / dançarina de cancan La Goulue e seu parceiro Valentine désossé (sem ossos - flexível) / propaganda / o publica é reduzido a silhuetas no fundo para focar a atenção nas 2 figuras principais, isso evoca a gravura japonesa / cabaret famoso pela elasticidade de suas dançarinas (tanto física quanto moral); a policia fazia frequentes checagens para garantir que as dançarinas estavam usando roupa de baixo
- Aristide Bruant (1851-1925): cantor de cabaret, comediante e dono de casa noturna
- Jane Avril (1868-1943): dançarina de cancan francesa
- Divan Japonaise, c.1893-94: propaganda para o café-chantant / a dançarina Jane Avril está na audiência (a personagem de Nicole Kidman no filme Moulin Rouge foi inspirada em Jane Avril)







