Ópera, um espetáculo completo!

Dizem que ópera, ou você ama ou você odeia!

Mas já tive relatos de pessoas que me disseram: Clarice, vocês está fazendo eu gostar do que não gosto!

Com toda sinceridade, as que estão lendo e gostam, ótimo! As que estão lendo e odeiam fiquem bem à vontade mas me deem esta oportunidade!


A ópera é um dos mais completos e fascinantes espetáculos que podemos assistir em um teatro. É o casamento perfeito entre música e teatro.

Além disso, temos figurinos, cenários, literatura e muitas delas danças.

Os cenários, os figurinos podem ser alterados de acordo com a criatividade do diretor de cena, mas são imutáveis, a música e a letra.

Desde o período Barroco, quando foi encenada a primeira ópera, até os dias de hoje, ela continua a ser composta encantando plateias de mundo todo.

Toda ópera precisa de uma história, de um argumento, que pode ser baseado na literatura, na história, na vida ou inventada. Ela é escrita por um especialista, que chamamos de libretista.

Libretista, então, é a pessoa que escreve o texto de todas as palavras que são cantadas, recitadas ou faladas na ópera.

O compositor, faz toda a música da ópera baseada no texto do libretista.


Você pode me perguntar, se teve algum compositor que fez as duas coisas?

A respostas é sim! O grande compositor Richard Wagner escreveu o libreto e a música de todas as suas óperas!


Um mundo maravilhoso nos aguarda com muitas histórias de amor, ciúmes, dramas, desencontros e disputas


Um dos grandes benefícios que a ópera pode proporcionar em nossa vida é desenvolver o sentimento de compaixão, tão necessário e importante em nossos dias!




Carmen (Bizet) The Royal Opera



O LIGNE DES ARTS QUARTIER - MÚSICA,


É um projeto inédito, criado pelo Quartier des Arts.

Sob a batuta da especialista Clarice Miranda, o objetivo é trazer a todos um amplo e compartilhado processo de imersão na música clássica através conhecimentos que facilitarão um maior aproveitamento desta arte tão especial.



Todas as segundas e quintas feiras, às 17 horas, são publicados, de Clarice Miranda, no site Quartier,



E, além disso há uma LINHA DIRETA, com nossa especialista que estará disponível para responder perguntas, discorrer sobre os assuntos abordados e também resolver dúvidas sobre música de forma geral.


As perguntas poderão ser inseridas em Posts semanais, exclusivos para isso em nosso grupo do Facebook e também, diretamente pra ela, na parte final dos encontros on-line, quinzenais, Bate Papo com Clarice Miranda.


.


CLARICE MIRANDA

Educadora musical, musicoterapeuta, soprano, letrista e compositora. membro da academia de cultura de Curitiba, atuou como solista em diversos grupos vocais,gravou participações com a orquestra sinfonica de berlim, música com letra de sua autoria.

Ministrou palestras e cursos regulares nos seguintes lugares: casa de cultura solar do rosário, em Curitiba; centro paranaense feminino de cultura em Curitiba, centro cultural Banco do Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; todas as capitais brasileiras, através do circuito cultural do Banco do Brasil; Miami, para comunidade brasileira.

Publicou os seguintes livros: Formação de Plateia em Música - Cultura Musical para Todos. Desvendando a Orquestra - Formando Plateias do Futuro. Finalista do prêmio Jabuti; coleção com dois volumes: A História da Música e sua Relação com as Outras Artes e Instrumentos Musicais. Finalista do prêmio jabuti; coleção Desvendando: canto coral, banda e fanfarra e orquestra; Conhecendo a Orquestra e o Maestro; Orquestra: histórico, Regência e Instrumentos. e hoje é curadora da orquestra Ladies Ensemble e consultora musical do auditório Regina Casillo, em Curitiba.




grupoquartierdesarts@gmail.com


Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon

Q u a r t i e r   d e s   A r t s 

c o n f r a r i a  c u l t u r a l