MOZART, O MAIOR GÊNIO PRECOCE DA HISTÓRIA DA MÚSICA, por Clarice Miranda

Hoje vou conversar com vocês sobre um dos mais geniais e populares compositores que a história da música já teve: o austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791).

Viveu apenas 35 anos, nos deixando mais de 600 obras primas e uma influência incalculável na música ocidental.

Foi a maior criança prodígio de que se tem notícia na história da música! Imaginem vocês, que com apenas 3 anos de idade, já tocava pequenas melodias ao cravo (instrumento de teclas, que antecedeu ao piano), aos 4 anos tocava violino, cravo, como uma criança com o triplo de sua idade.

Aos 5 anos compunha obras pequenas, e começou a se apresentar para a realeza europeia, maravilhando a todos com seu talento precoce.

Aos 8 anos fez a sua primeira sinfonia e aos 12 anos, já era um compositor de altíssima qualidade escrevendo com grande facilidade e agilidade.

Possuía uma memória musical excepcional e era fluente em alemão, inglês, francês, italiano e nas regras da língua latina aos 15 anos.

Aos 16 anos, Mozart já havia composto mais 200 obras!

Mozart casou-se com Constance Weber, com quem teve 6 filhos, mas só dois sobreviveram. Nenhum foi músico.

A figura de Constance e seu papel na vida de Mozart, têm sido objeto de muita polêmica, mas ao que tudo indica a união foi bastante feliz.

Sua vida e biografias são cercadas de inúmeras e fantasiosas inverdades, assim como as causas de sua precoce morte. Mas estes serão assuntos mais que interessantes na sequência dos próximos Desvendando!

Nenhum compositor nos deixou um legado tão grande em tão pouco tempo de vida!

Escolhi para o exemplo de hoje, uma conhecida sinfonia de Mozart, a Sinfonia No 40.

Achei interessante, pois no tempo de Mozart, as orquestras eram assim: sem maestro.

A direção ficava na responsabilidade de um violinista ( o primeiro sentado à esquerda), que com o arco do seu violino e com gestos amplos ao tocar, dirige a orquestra. Esta função, era Mozart quem fazia em sua época.

Uma observação, que não posso deixar de fazer, é verificar como as orquestras, hoje em dia, tem a presença de várias mulheres, coisa que até pouco tempo atrás era raro de se ver.

c

PERGUNTA: VOCÊ TEM ALGUMA CURIOSIDADE SOBRE A VIDA DE MOZART?

VOCÊ JÁ ASSISTIU O FILME AMADEUS?

Além disso, opinem, perguntem, indiquem temas que gostariam de ler nencaminhem suas dúvidas! Estarei respondendo com muito prazer! Aguardo vocês em nossa live no Quartier!

CLARICE MIRANDA

Educadora musical, musicoterapeuta, soprano, letrista e compositora. Membro da Academia de Cultura de Curitiba, atuou como solista em diversos grupos vocais em Curitiba.

Gravou participações com a Orquestra Sinfonica de Berlim, música com letra de sua autoria.

Ministrou Palestras e Cursos Regulares nos seguintes lugares: Casa de Cultura Solar do Rosário, em Curitiba; Centro Paranaense Feminino de Cultura em Curitiba, Centros Cultural Banco do Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; todas as capitais brasileiras, através do Circuito Cultural do Banco do Brasil; Miami, para comunidade brasileira.

Publicou os seguintes livros: Formação de Plateia em Música - cultura musical para todos. Desvendando a Orquestra - formando plateias do futuro, finalista do Prêmio Jabuti; Coleção com dois volumes: A História da música e sua relação com as outras artes e Instrumentos Musicais. Finalista do prêmio Jabuti; Coleção Desvendando: Canto coral, Banda e fanfarra e Orquestra; Conhecendo a Orquestra e o Maestro; Orquestra: histórico, regência e instrumentos.

. . .

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon

Q u a r t i e r   d e s   A r t s 

c o n f r a r i a  c u l t u r a l