A extravagante plateia do período Barroco

Saudações Musicais queridos Quartiers!


UM POUCO DA HISTÓRIA


O primeiro período da história da música a Idade Média, durou cerca de 1000 anos! Neste longo período, a música que o caracteriza é o canto gregoriano.

O segundo período da história da música, chama-se Renascimento já teve uma duração bem menor, de aproximadamente 200 anos. Neste período temos um grande desenvolvimento da música vocal e o surgimento da polifonia. (vozes cantando juntas melodias diferentes).


Hoje vou conversar com vocês, sobre o período Barroco 1600-1750, terceiro e importantíssimo período musical e que durou cerca de 150 anos.

Você está percebendo como os períodos estão ficando cada vez mais curtos? Isto significa que grandes novidades e novo estilo musical foram acontecendo mais rapidamente.

Neste período, surgiu o maior fenômeno vocal de todos os tempos da história da música: os castrati.


O período Barroco, é importantíssimo na história da música, pois nele foram criadas a ópera e a orquestra.

Neste importante período também, foram construídos os primeiros teatros de ópera e os primeiros concertos públicos pagos. O público tinha um comportamento completamente diferente dos de hoje em dia.

As plateias ficavam em pé, assistindo as apresentações e somente em 1759 as cadeiras começaram a ser instaladas na plateia.

Pela primeira vez, também, colocada uma cortina para tampar as cenas.

No Barroco, tudo era muito extravagante, ornamentado, enfeitado, nas artes, e na vida das pessoas. Os homens eram até mais enfeitados do que as mulheres, usando sapato de salto alto, roupas cheias de babados, laços e perucas imensas e assim como as mulheres a utilização do rufo (espécie de colarinho plissado).

Nos teatros de ópera, sofisticados mecanismos faziam movimentações no palco, imitando ondas do mar, ventos, pássaros voando, nuvens, tudo para despertar e prender a atenção plateia.

Foram construídos neste período, inúmeros teatros em forma de ferradura, com plateia e camarotes.


O público desta época não tinha o hábito de ficar em silêncio como hoje.

Além de comerem todo tipo de comida, faziam negócios, arranjavam casamentos, conversavam, davam risada, jogavam baralhos... dizem que os teatros cheiravam a alho!

Silêncio, somente quando algo muito especial os interessava no palco.

Quando não gostavam do que estavam vendo, jogavam principalmente em óperas, todo tipo de comida no palco: ossos de galinha, tomates, ovos, mas também como tudo tem os dois lados, flores que eram carinhosamente arremessadas, em alguns ídolos. Isto acontecia com frequência com os castrati que reinaram e surpreenderam o público deste período levando-os ao delírio!

Eles foram o maior fenômeno vocal de todos os tempos e serão um dos assuntos mais do que curiosos aqui no Ligne Des Arts. Aguardem!


Escolhi para exemplificar o público do período Barroco, um pequeno trecho do filme Farinelli, nome de um dos maiores castrato da história, onde você poderá observar a riqueza e extravagancia dos teatros, a plateia, nos camarotes e o comportamento dela. Observem, também, o grande fenômeno vocal que foram os castrati (plural) castrato (singular)







O LIGNE DES ARTS QUARTIER - MÚSICA




É um projeto inédito, criado pelo Quartier des Arts.

Sob a batuta da especialista Clarice Miranda, o objetivo é trazer a todos um amplo e compartilhado processo de imersão na música clássica através de conhecimentos que facilitarão um maior aproveitamento desta arte tão especial.







As publicações ocorrem todas às quartas, de manhã!







E, além disso há uma LINHA DIRETA, com nossa especialista que estará disponível para responder perguntas, discorrer sobre os assuntos abordados e também resolver dúvidas sobre música de forma geral.




As perguntas poderão ser inseridas nos posts com as chamadas para o Ligne des Arts em nosso grupo do Facebook e também, diretamente para ela, na parte final dos encontros on-line de música Clássica.








CLARICE MIRANDA

Educadora musical, musicoterapeuta, soprano, letrista e compositora, membro da academia de cultura de Curitiba, atuou como solista em diversos grupos vocais, gravou participações com a Orquestra Sinfônica de Berlim, música com letra de sua autoria.

Ministrou palestras e cursos regulares nos seguintes lugares: Casa de Cultura Solar do Rosário, em Curitiba; Centro paranaense feminino de cultura em Curitiba, Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; todas as capitais brasileiras, através do circuito cultural do Banco do Brasil; Miami, para comunidade brasileira.

Publicou os seguintes livros: Formação de Plateia em Música - Cultura Musical para Todos. Desvendando a Orquestra - Formando Plateias do Futuro. Finalista do prêmio Jabuti; coleção com dois volumes: A História da Música e sua Relação com as Outras Artes e Instrumentos Musicais. Finalista do prêmio jabuti; coleção Desvendando: canto coral, banda e fanfarra e orquestra; Conhecendo a Orquestra e o Maestro; Orquestra: histórico, Regência e Instrumentos. e hoje é curadora da orquestra Ladies Ensemble e consultora musical do auditório Regina Casillo, em Curitiba.










grupoquartierdesarts@gmail.com



Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon

Q u a r t i e r   d e s   A r t s 

c o n f r a r i a  c u l t u r a l