A MÚSICA CLÁSSICA E SEUS ENCANTOS

Vamos hoje, fazer um breve passeio por todos os períodos musicais, conhecendo o imensurável encanto que acompanhou e transformou o homem em todos estes períodos.

Sempre digo que a música “massageia”nossa alma! É uma manutenção transformadora única!

O homem sempre produziu, produz e sempre produzirá música. Cada período, tem seu encanto e hoje podemos desfrutar de todos eles, graças às inúmeras tecnologias.


Idade Média - o grande papel da música neste período foi educativo. Esse período foi muito religioso, dominado pela Igreja, que precisava expandir o cristianismo.

O papel da música na Idade Média, era desenvolver e despertar a fé e a espiritualidade nas pessoas.

Louvavam a Deus de forma anônima, pois nesta época, não se assinavam as obras. Foi a era do anonimato.


Renascimento – nesta época, toda festa importante, ou cerimônia na Igreja, da nobreza e da população em geral, tinha bastante música, que foi neste período predominantemente vocal.

Com a invenção da imprensa, o conhecimento se tornou mais acessível às pessoas. Saber ler e tocar pelo menos dois instrumentos, era almejado por todos que queriam ser vistos como pessoas educadas. Música de forma bem descontraída e prazerosa, era cantada e tocada nas festas familiares.


Barroco – toda a valorização da música vocal do Renascimento, passou neste período para os instrumentos musicais. É neste período que nascem a ópera e a orquestra!

Mais pessoas começaram usufruir da beleza da música, pois foram criados os primeiros teatros de ópera e de concertos. Compositores já bem conhecidos nossos começam a surgir: Vivaldi, Haendel e Bach.


Classicismo – importante para o início da valorização do artista e são desta época grandes nomes como Haydn, Mozart e Beethoven. O gosto musical teve grande transformação, passando de uma música bem ornamentada do Barroco, para um estilo com mais acessibilidade para o grande público. São deste período a consolidação da sinfonia, concerto e quarteto de cordas. O público começa a entender que a música precisa de silêncio para ser apreciada.


Romantismo - época de grande liberdade para os compositores, que passam a escrever quando estão inspirados, e não mais sob encomenda. Os músicos passam a ter um público novo, com exigências diferentes das classes nobres e aristocráticas do passado. As plateias se emocionam e surgem grupos organizados para aplaudir e até vaiar... Dos inúmeros compositores deste período, com imensa dificuldade de escolha, selecionei: Liszt, Rossini, Schubert, Mendelssohn, Mahler, Schumann, Wagner, Brahms e Tchaikovsky



Modernismo – época das mais fascinantes e das mais terríveis da história da civilização.

Na música, o invento da gravação provocou grande revolução. Pela primeira vez na história, alguém podia ouvir qualquer coisa que escolhesse, de forma barata, fácil e em qualquer parte.

Assim como a escrita musical na Idade Média proporcionou a primeira documentação histórica da música, a invenção da gravação do século XX, proporcionou pela primeira vez a conservação dos sons, e o encanto da música clássica se expandiu para públicos imensuráveis!

Como concentra muito maior número de compositores do que todos os períodos anteriores, me reservei o direito de uma pequena seleção: Stravinsky, Ravel, Debussy,

Rachmaninov, Bernstein, Gershwin, Prokofiev, Villa-Lobos.



Exemplo de hoje, uma surpresa! Letra do período medieval e música do século XX!

Obra muito conhecida, grandiosa, para grande orquestra (inclusive 2 pianos), coro infantil, coro feminino, coro masculino e solistas. Aproveitem e se encantem!




O LIGNE DES ARTS QUARTIER - MÚSICA




É um projeto inédito, criado pelo Quartier des Arts.

Sob a batuta da especialista Clarice Miranda, o objetivo é trazer a todos um amplo e compartilhado processo de imersão na música clássica através de conhecimentos que facilitarão um maior aproveitamento desta arte tão especial.







As publicações ocorrem todas às quartas, de manhã!







E, além disso há uma LINHA DIRETA, com nossa especialista que estará disponível para responder perguntas, discorrer sobre os assuntos abordados e também resolver dúvidas sobre música de forma geral.




As perguntas poderão ser inseridas nos posts com as chamadas para o Ligne des Arts em nosso grupo do Facebook e também, diretamente para ela, na parte final dos encontros on-line de música Clássica.








CLARICE MIRANDA

Educadora musical, musicoterapeuta, soprano, letrista e compositora, membro da academia de cultura de Curitiba, atuou como solista em diversos grupos vocais, gravou participações com a Orquestra Sinfônica de Berlim, música com letra de sua autoria.

Ministrou palestras e cursos regulares nos seguintes lugares: Casa de Cultura Solar do Rosário, em Curitiba; Centro paranaense feminino de cultura em Curitiba, Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; todas as capitais brasileiras, através do circuito cultural do Banco do Brasil; Miami, para comunidade brasileira.

Publicou os seguintes livros: Formação de Plateia em Música - Cultura Musical para Todos. Desvendando a Orquestra - Formando Plateias do Futuro. Finalista do prêmio Jabuti; coleção com dois volumes: A História da Música e sua Relação com as Outras Artes e Instrumentos Musicais. Finalista do prêmio jabuti; coleção Desvendando: canto coral, banda e fanfarra e orquestra; Conhecendo a Orquestra e o Maestro; Orquestra: histórico, Regência e Instrumentos. e hoje é curadora da orquestra Ladies Ensemble e consultora musical do auditório Regina Casillo, em Curitiba.










grupoquartierdesarts@gmail.com


Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon

Q u a r t i e r   d e s   A r t s 

c o n f r a r i a  c u l t u r a l