Batuta sempre na mão direita?

Batuta, é o nome daquele bastão delgado, que o maestro segura na mão direita. É um prolongamento visível de sua mão para marcar o ritmo da música. Por este motivo, as batutas são sempre de cor clara e podem ser feitas de diversos materiais, mas os mais utilizadas são madeira e fibra de vidro.


Você pode me perguntar: mas se o maestro for canhoto?

Observe que todo músico ao executar qualquer instrumento musical, utiliza sempre as duas mãos. O maestro da mesma forma, mesmo sendo canhoto, utiliza para reger a orquestra as duas mãos. A batuta na mão direita, ficou sendo então, uma convenção internacional.



Selecionei para vocês como exemplo, um maestro usando a batuta. Este maestro é um dos grandes nomes do momento, o venezuelano Gustavo Dudamel (1981). A obra que vocês vão ouvir é a conhecida 5ª Sinfonia de Beethoven (1770-1827), uma das sinfonias mais executadas hoje em dia e sucesso até em discotecas! (tchan tchan, tchan, tchan...)



Gustavo Dudamel - Symphony no 5 by Beethoven


O LIGNE DES ARTS QUARTIER - MÚSICA




É um projeto inédito, criado pelo Quartier des Arts.

Sob a batuta da especialista Clarice Miranda, o objetivo é trazer a todos um amplo e compartilhado processo de imersão na música clássica através de conhecimentos que facilitarão um maior aproveitamento desta arte tão especial.







As publicações ocorrem todas às quartas, de manhã!







E, além disso há uma LINHA DIRETA, com nossa especialista que estará disponível para responder perguntas, discorrer sobre os assuntos abordados e também resolver dúvidas sobre música de forma geral.




As perguntas poderão ser inseridas nos posts com as chamadas para o Ligne des Arts em nosso grupo do Facebook e também, diretamente para ela, na parte final dos encontros on-line de música Clássica.








CLARICE MIRANDA

Educadora musical, musicoterapeuta, soprano, letrista e compositora, membro da academia de cultura de Curitiba, atuou como solista em diversos grupos vocais, gravou participações com a Orquestra Sinfônica de Berlim, música com letra de sua autoria.

Ministrou palestras e cursos regulares nos seguintes lugares: Casa de Cultura Solar do Rosário, em Curitiba; Centro paranaense feminino de cultura em Curitiba, Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; todas as capitais brasileiras, através do circuito cultural do Banco do Brasil; Miami, para comunidade brasileira.

Publicou os seguintes livros: Formação de Plateia em Música - Cultura Musical para Todos. Desvendando a Orquestra - Formando Plateias do Futuro. Finalista do prêmio Jabuti; coleção com dois volumes: A História da Música e sua Relação com as Outras Artes e Instrumentos Musicais. Finalista do prêmio jabuti; coleção Desvendando: canto coral, banda e fanfarra e orquestra; Conhecendo a Orquestra e o Maestro; Orquestra: histórico, Regência e Instrumentos. e hoje é curadora da orquestra Ladies Ensemble e consultora musical do auditório Regina Casillo, em Curitiba.










grupoquartierdesarts@gmail.com


Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon

Q u a r t i e r   d e s   A r t s 

c o n f r a r i a  c u l t u r a l