O MISTÉRIO DOS VIOLINIOS STRADIVARIUS

Saudações Musicais, queridos Quartiers!

Você já deve ter ouvido que existem famosos violinos com o nome Stradivari. São considerados os melhores violinos do mundo, por suas especial sonoridade. Podemos também falar Stradivarius a forma latina deste nome. As duas são corretas.

Por que será que são considerados ainda os melhores do mundo, sendo tão antigos?

O que os faz serem o sonho mais que dourado de todos os grandes músicos?

Esses instrumentos musicais são famosos por sua sonoridade lendária e também pelo elevado valor de mercado, que chegam atingir milhões de dólares em leilões internacionais.

Seu fabricante, o italiano Antonio Stradivari viveu no período Barroco e foi um dos mais importantes construtores de instrumentos de cordas de que se tem notícia na história da música. Abriu a sua oficina em 1680 na cidade de Cremona, na Itália, onde viveu e trabalhou até a sua morte em 1737, aos 93 anos de idade.

Com ajuda de seus filhos, construíram cerca de 1.116 violinos, violas, violoncelos e violões.

Cerca de 650 violinos fabricados por ele, estão ainda em circulação, muitos deles não sendo totalmente originais, tendo sido reparados por outros luthiers, mas continuam sendo um violino Stradivarius, porém de menor valor. Mesmo assim, disputadíssimos e muito valiosos!

O construtor dos instrumentos de cordas chama-se luthier. A sua oficina tem o nome de lutheria. São denominações usadas no mundo todo.

Outro fato importantíssimo que ele fez, foi determinar o tamanho dos violinos. Todos os violinos que conhecemos hoje possuem 35 centímetros, tamanho estabelecido por Satradivarius!

Pelo seu alto preço, muitos músicos só o utilizam em especiais ocasiões.

Os instrumentos Stradivarius muitas vezes são cedidos para estas apresentações, por governos, museus, empresas, colecionadores etc

Poucos privilegiados músicos possuem um Stradivarius próprio.

Estudos científicos acham que o diferencial desses instrumentos e sua sonoridade, se encontram na madeira e no tratamento que era dado no seu verniz.

O mito resiste há mais de 400 anos e a sonoridade desses instrumentos continua encantando o coração e os ouvidos de fãs em todo o mundo!

O fato é que a especial sonoridade que produzem, até hoje é um mistério que vale milhões de dólares!

Escolhi para hoje, um dos maiores violinistas de sempre, o russo Maxin Vengerov (1974) que possui um extraordinário violino feito por Stradivarius em 1723. Começou a estudar violino com apenas 4 anos de idade e deu seu primeiro recital aos 5 anos, tocando obras de Paganini. ( outro assunto para os próximos Desvendando)

Vamos ouvi-lo executando de Paganini, o Caprice No24, obra de imensa dificuldade. Observem que em certo momento, se rompe uma das fibras de seu arco. Isto é frequente em obras de grande virtuosidade. Ao final, ele calmamente arranca a fibra rompida e nos dá um lindo sorriso, como se tivesse transmitido através do violino, todo o seu sentimento. Fantástico! Desfrutem!

Além disso, opinem, perguntem, indiquem temas que gostariam de ler no Desvendando ou encaminhem suas dúvidas! Estarei respondendo com muito prazer! Aguardo vocês, todas as Quartas no Quartier!

O LIGNE DES ARTS QUARTIER - MÚSICA É um projeto do Quartier des Arts, sob a batuta da especialista Clarice Miranda. O objetivo é trazer a todos um amplo e compartilhado processo de imersão na música clássica através de conhecimentos que facilitarão um maior aproveitamento desta arte tão especial. As publicações ocorrem todas às quartas, de manhã! E, além disso há uma LINHA DIRETA, com nossa especialista que estará disponível para responder perguntas, discorrer sobre os assuntos abordados e também resolver dúvidas sobre música de forma geral. As perguntas poderão ser inseridas nos posts com as chamadas para o Ligne des Arts em nosso grupo do Facebook. CLARICE MIRANDA Educadora musical, musicoterapeuta, soprano, letrista e compositora, membro da academia de cultura de Curitiba, atuou como solista em diversos grupos vocais, gravou participações com a Orquestra Sinfônica de Berlim, música com letra de sua autoria. Ministrou palestras e cursos regulares nos seguintes lugares: Casa de Cultura Solar do Rosário, em Curitiba; Centro paranaense feminino de cultura em Curitiba, Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; todas as capitais brasileiras, através do circuito cultural do Banco do Brasil; Miami, para comunidade brasileira. Publicou os seguintes livros: Formação de Plateia em Música - Cultura Musical para Todos. Desvendando a Orquestra - Formando Plateias do Futuro. Finalista do prêmio Jabuti; coleção com dois volumes: A História da Música e sua Relação com as Outras Artes e Instrumentos Musicais. Finalista do prêmio jabuti; coleção Desvendando: canto coral, banda e fanfarra e orquestra; Conhecendo a Orquestra e o Maestro; Orquestra: histórico, Regência e Instrumentos. e hoje é curadora da orquestra Ladies Ensemble e consultora musical do auditório Regina Casillo, em Curitiba.


grupoquartierdesarts@gmail.com

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon

Q u a r t i e r   d e s   A r t s 

c o n f r a r i a  c u l t u r a l