ORQUESTRAS - FILARMÔNICA E SINFÔNICA


Saudações Musicais, queridos Quartiers!

Certa vez em um jantar, estávamos tendo uma conversa sobre música, quando surgiu a seguinte pergunta: a orquestra filarmônica é diferente e mais importante do que a orquestra sinfônica?

Alguns ficaram surpresos quando respondi que são orquestras absolutamente iguais!

Mesmo número de participantes, tocam o mesmo repertório, se apresentam nos mesmos teatros, são dirigidas por maestros, tudo absolutamente igual!

Ambas possuem o mesmo grau de importância.

Ambas são orquestras grandes, que possuem em torno de 80 músicos e algumas mais de 100!

A única diferença que existe entre a orquestra filarmônica e sinfônica, é como elas normalmente são administradas e mantidas financeiramente.

Uma filarmônica é sustentada por uma associação de amigos, uma entidade organizada que capta recursos para sua manutenção.

Uma sinfônica é mantida pelo poder público, federal, estadual ou municipal.

Hoje, no entanto, as grandes orquestras, sejam sinfônicas ou filarmônicas, procuram captar também, verbas de fontes públicas e privadas, como as orquestras filarmônicas de Berlin e de Viena, consideradas padrões mundiais de excelência, recebem há algum tempo também, subvenção governamental.

Na sua origem “filo”, (do grego philos), significa amigo e harmônico (do grego harmonikos), significa harmonia. Amigos, da harmonia, amigos do som.

Para lembrar ou não esquecer nomes importantes, faço sempre uma ligação com outra palavra. Aqui cabe como recurso, a palavra filantropia, que também de origem grega, tem o significado de “amor a humanidade”.

Uma curiosidade para vocês: a filarmônica de Viena, se viu forçada, em 1997, a contratar a sua primeira mulher instrumentista, uma harpista, por pressão do público e porque o governo austríaco ameaçava estancar o financiamento caso persistisse a misoginia! Até então não tinha nenhuma mulher participando...

E quando a orquestra é pequena? Orquestra com reduzido número de participantes, recebe o nome de Orquestra de Câmara e este será mais um assunto no Desvendando nos próximos posts...

Para hoje, para ilustrar uma grande orquestra, escolhi a leveza e alegria da Dança Húngara No 5 do compositor alemão Johannes Brahms (1833-1897).

Vocês vão assistir uma das melhores orquestras do mundo, a Filarmônica de Berlin com a regência de Claudio Abbado (1933-2014) que foi um dos mais renomados e reconhecidos maestros do século XX.



O LIGNE DES ARTS QUARTIER - MÚSICA É um projeto do Quartier des Arts, sob a batuta da especialista Clarice Miranda. O objetivo é trazer a todos um amplo e compartilhado processo de imersão na música clássica através de conhecimentos que facilitarão um maior aproveitamento desta arte tão especial. As publicações ocorrem todas às quartas, de manhã! E, além disso há uma LINHA DIRETA, com nossa especialista que estará disponível para responder perguntas, discorrer sobre os assuntos abordados e também resolver dúvidas sobre música de forma geral. As perguntas poderão ser inseridas nos posts com as chamadas para o Ligne des Arts em nosso grupo do Facebook. CLARICE MIRANDA Educadora musical, musicoterapeuta, soprano, letrista e compositora, membro da academia de cultura de Curitiba, atuou como solista em diversos grupos vocais, gravou participações com a Orquestra Sinfônica de Berlim, música com letra de sua autoria. Ministrou palestras e cursos regulares nos seguintes lugares: Casa de Cultura Solar do Rosário, em Curitiba; Centro paranaense feminino de cultura em Curitiba, Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; todas as capitais brasileiras, através do circuito cultural do Banco do Brasil; Miami, para comunidade brasileira. Publicou os seguintes livros: Formação de Plateia em Música - Cultura Musical para Todos. Desvendando a Orquestra - Formando Plateias do Futuro. Finalista do prêmio Jabuti; coleção com dois volumes: A História da Música e sua Relação com as Outras Artes e Instrumentos Musicais. Finalista do prêmio jabuti; coleção Desvendando: canto coral, banda e fanfarra e orquestra; Conhecendo a Orquestra e o Maestro; Orquestra: histórico, Regência e Instrumentos. e hoje é curadora da orquestra Ladies Ensemble e consultora musical do auditório Regina Casillo, em Curitiba.


grupoquartierdesarts@gmail.com

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon

Q u a r t i e r   d e s   A r t s 

c o n f r a r i a  c u l t u r a l