Quando Nasceu a Música Clássica

Saudações Musicais!


A música sempre foi companheira do homem e está presente em absolutamente todas as culturas. A atividade musical nunca deixou de existir, desde os primeiros tempos da humanidade.

Antes do homem descobrir como escrever os sons, a música era passada entre gerações de forma oral. Imaginem quanta memória era necessária e como através dos anos, as melodias deveriam ser, com absoluta certeza, gradativamente modificadas.

Basta lembrar da nossa brincadeira de criança do telefone sem fio...

.

A partir do momento em que ela começou a ser escrita, portando documentada, marcou o nascimento da música clássica, uma criação da civilização ocidental. Isto aconteceu na Idade Média, século V até final do XIV. Sabemos que sempre existiu música entre os homens, mas não se tem nenhum registro destes sons antes deste período.

.

Este importantíssimo fato histórico de escrever os sons, evoluiu lentamente até chegar na escrita em partitura que conhecemos hoje, permitindo a todo músico, ler, cantar ou tocar independente de sua nacionalidade. Este é um dos fatores da música ser uma linguagem universal.

Viva o nascimento da música clássica!

Opinem, perguntem, indiquem temas que gostariam de ler.

.

Como exemplo desta fantástica escrita musical, selecionei para vocês acompanharem, uma conhecida obra do compositor alemão de J.S. Bach (1685-1750). Mesmo se você não souber ler as notas musicais, vai se divertir olhando o passo a passo desta partitura, em um muito bem bolado gráfico! A obra é a “Toccata e Fuga” para órgão, (considerado o rei dos instrumentos) executada pelo francês Michel Chapuis (1930-2017).


Clarice Miranda



Michel Chapuis - Toccata & Fugue in D Minor



O LIGNE DES ARTS QUARTIER - MÚSICA,

É um projeto inédito, criado pelo Quartier des Arts.

Sob a batuta da especialista Clarice Miranda, o objetivo é trazer a todos um amplo e compartilhado processo de imersão na música clássica através conhecimentos que facilitarão um maior aproveitamento desta arte tão especial.

Todas as segundas e quintas feiras, às 17 horas, são publicados, de Clarice Miranda, no site Quartier,

E, além disso há uma LINHA DIRETA, com nossa especialista que estará disponível para responder perguntas, discorrer sobre os assuntos abordados e também resolver dúvidas sobre música de forma geral.

As perguntas poderão ser inseridas em Posts semanais, exclusivos para isso em nosso grupo do Facebook e também, diretamente pra ela, na parte final dos encontros on-line, quinzenais, Bate Papo com Clarice Miranda.

.

CLARICE MIRANDA

Educadora musical, musicoterapeuta, soprano, letrista e compositora. membro da academia de cultura de Curitiba, atuou como solista em diversos grupos vocais,gravou participações com a orquestra sinfonica de berlim, música com letra de sua autoria.

Ministrou palestras e cursos regulares nos seguintes lugares: casa de cultura solar do rosário, em Curitiba; centro paranaense feminino de cultura em Curitiba, centro cultural Banco do Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; todas as capitais brasileiras, através do circuito cultural do Banco do Brasil; Miami, para comunidade brasileira.

Publicou os seguintes livros: Formação de Plateia em Música - Cultura Musical para Todos. Desvendando a Orquestra - Formando Plateias do Futuro. Finalista do prêmio Jabuti; coleção com dois volumes: A História da Música e sua Relação com as Outras Artes e Instrumentos Musicais. Finalista do prêmio jabuti; coleção Desvendando: canto coral, banda e fanfarra e orquestra; Conhecendo a Orquestra e o Maestro; Orquestra: histórico, Regência e Instrumentos. e hoje é curadora da orquestra Ladies Ensemble e consultora musical do auditório Regina Casillo, em Curitiba.

grupoquartierdesarts@gmail.com

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon

Q u a r t i e r   d e s   A r t s 

c o n f r a r i a  c u l t u r a l