Renascimento, o Crescimento da Música de Entretenimento.

Saudações musicais, queridos Quartiers!


Os tempos hoje, realmente são outros! Imaginem, que no período do Renascimento (1400 a 1600) uma pessoa era considerada bem educada, se possuísse os seguintes conhecimentos: grego, poesia, música, pintura e dança!


Para ficar dentro deste padrão da época, surgiram os primeiros professores de música que ensinavam a ler partituras de músicas, cantar, tocar e normalmente aprendiam a tocar dois instrumentos musicais!


Era comum em reuniões familiares, colocarem partituras em cima de mesas e chamarem os convidados para cantarem ou tocarem algum instrumentos disponíveis, a sua escolha.

Dizem que passava muita vergonha, quem não soubesse ler uma partitura ou não tocasse algum instrumento musical!

Outro fator importante e valorizado era saber dançar. A dança no Renascimento tinha passos preestabelecidos e necessitava um aprendizado com professores.


Na Idade Média, os artistas faziam suas pinturas em grandes paredes. No Renascimento, com a invenção do cavalete, passaram a pintar quadros.

Por isto, é frequente vermos pessoas retratadas nesta época, posando com um ou mais instrumentos musicais e com uma partitura de música.

Assim deixavam registrado para a posteridade, o seu conhecimento e sua educação.

Infelizmente, a maior parte da população ainda vivia na pobreza sem acesso a esses conhecimentos.


Selecionei algumas imagens de quadros pintados no período do Renascimento, para apreciação do que leram neste post.





Depois de apreciar os quadros renascentistas, vocês vão ficar encantados com o som do alaúde, instrumento musical muito popular deste período.

O LIGNE DES ARTS QUARTIER - MÚSICA,


É um projeto inédito, criado pelo Quartier des Arts.

Sob a batuta da especialista Clarice Miranda, o objetivo é trazer a todos um amplo e compartilhado processo de imersão na música clássica através conhecimentos que facilitarão um maior aproveitamento desta arte tão especial.



Todas as segundas e quintas-feiras são publicados, de Clarice Miranda, no site Quartier,



E, além disso há uma LINHA DIRETA, com nossa especialista que estará disponível para responder perguntas, discorrer sobre os assuntos abordados e também resolver dúvidas sobre música de forma geral.


As perguntas poderão ser inseridas em Posts semanais, exclusivos para isso em nosso grupo do Facebook e também, diretamente pra ela, na parte final dos encontros on-line, quinzenais, Bate Papo com Clarice Miranda.


.


CLARICE MIRANDA

Educadora musical, musicoterapeuta, soprano, letrista e compositora. membro da academia de cultura de Curitiba, atuou como solista em diversos grupos vocais,gravou participações com a orquestra sinfonica de berlim, música com letra de sua autoria.

Ministrou palestras e cursos regulares nos seguintes lugares: casa de cultura solar do rosário, em Curitiba; centro paranaense feminino de cultura em Curitiba, centro cultural Banco do Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; todas as capitais brasileiras, através do circuito cultural do Banco do Brasil; Miami, para comunidade brasileira.

Publicou os seguintes livros: Formação de Plateia em Música - Cultura Musical para Todos. Desvendando a Orquestra - Formando Plateias do Futuro. Finalista do prêmio Jabuti; coleção com dois volumes: A História da Música e sua Relação com as Outras Artes e Instrumentos Musicais. Finalista do prêmio jabuti; coleção Desvendando: canto coral, banda e fanfarra e orquestra; Conhecendo a Orquestra e o Maestro; Orquestra: histórico, Regência e Instrumentos. e hoje é curadora da orquestra Ladies Ensemble e consultora musical do auditório Regina Casillo, em Curitiba.




grupoquartierdesarts@gmail.com


Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon

Q u a r t i e r   d e s   A r t s 

c o n f r a r i a  c u l t u r a l