A BELEZA DA POLIFONIA VOCAL, por Clarice Miranda

Saudações Musicais, queridos Quartiers!

Todos nós, com grande possibilidade, alguma vez em nossas vidas, tivemos a oportunidade de participar de um coral.

Vale recordar que nos ensaios, ensaiávamos “partes” diferentes para cantar. Quando reuniam as vozes om as várias melodias, ficava uma maravilha! Isto em música recebe o nome de polifonia.

Polifonia, então, é a música onde duas ou mais melodias diferente, muitas vezes até com letras diferentes, são cantadas ao mesmo tempo, combinadas entre si com um efeito sonoro muito bonito.

A polifonia vocal, surgiu no período do Renascimento (1300 a 1600) e é a grande característica musical deste período.

No renascimento os cantos polifônicos, eram apresentados sem acompanhamento de instrumentos musicais, que chamamos de canto à capela.

CURIOSIDADE: com a invenção da imprensa no renascimento por Gutenberg, a música deste período teve grande difusão, mas mesmo assim, ainda era muito cara, restrita a poucas pessoas.

As edições desta época, eram tão valiosas que se tornaram presentes em casamentos e deixadas como herança!

Toda vez que você ouvir um coral ou uma só pessoa cantando sem acompanhamento de instrumentos musicais, qualquer tipo de música, clássica ou popular, você pode falar : estou ouvindo um canto à capela. O resultado é belíssimo e encanta nossos sentidos!

PERGUNTA DE HOJE: você canta ou já cantou em um coral?

Escolhi para vivenciarmos a polifonia vocal a capela e as imensas possibilidades da voz humana, o espetacular The vocal People.

É um divertido e criativo grupo israelense, composto por 3 mulheres e 5 homens. Desfruem desta maravilha!

CLARICE MIRANDA

Educadora musical, musicoterapeuta, soprano, letrista e compositora. Membro da Academia de Cultura de Curitiba, atuou como solista em diversos grupos vocais em Curitiba.

Gravou participações com a Orquestra Sinfonica de Berlim, música com letra de sua autoria.

Ministrou Palestras e Cursos Regulares nos seguintes lugares: Casa de Cultura Solar do Rosário, em Curitiba; Centro Paranaense Feminino de Cultura em Curitiba, Centros Cultural Banco do Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; todas as capitais brasileiras, através do Circuito Cultural do Banco do Brasil; Miami, para comunidade brasileira.

Publicou os seguintes livros: Formação de Plateia em Música - cultura musical para todos. Desvendando a Orquestra - formando plateias do futuro, finalista do Prêmio Jabuti; Coleção com dois volumes: A História da música e sua relação com as outras artes e Instrumentos Musicais. Finalista do prêmio Jabuti; Coleção Desvendando: Canto coral, Banda e fanfarra e Orquestra; Conhecendo a Orquestra e o Maestro; Orquestra: histórico, regência e instrumentos.

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon

Q u a r t i e r   d e s   A r t s 

c o n f r a r i a  c u l t u r a l