A FLAUTA

Saudações musicais, queridos Quartiers!


Pensei em falar hoje, de um lindo instrumento que todos já ouviram falar: A FLAUTA


Você sabia?


  • A flauta é um dos instrumentos mais antigos da história da humanidade e existe em todas as culturas primitivas.

  • Por ser muito antiga, está presente em diversas pinturas rupestres.

  • A flauta está relacionada ao desenvolvimento da humanidade.

O modelo que se utiliza hoje em todas as orquestras, foi desenvolvido em 1847, pelo flautista alemão Theobald Boehm e possui 67 centímetros.


Até parece aquela música conhecida de crianças, pois a flauta possui, cabeça, corpo e pé.

Cabeça, é onde o músico sopra para produzir o som, também chamada de bocal. Corpo, onde ficam a maioria das chaves. Chaves são aqueles vários mecanismos que o flautista pressiona para produzir as notas musicais.

Pé, é a menor parte e onde possuem as chaves para sons mais graves.

  • É o instrumento mais ágil da orquestra, mudando rapidamente do som grave para o agudo e vice-versa.

  • Pode ser feita de diversos materiais nobres, como níquel, prata, ouro e platina.

  • Você pode falar: flauta transversa, flauta transversal ou simplesmente flauta.

  • Possui excelente e variado repertório para solos.

  • Entrou na orquestra a partir da segunda metade do século XVIII.

  • Uma orquestra normalmente possui de duas a três flautas.


Escolhi para vocês apreciarem a agilidade deste instrumento, com o fantástico flautista norte-irlandês James Galway (1939), executando o “O voo do besouro”, do compositor russo Rimsky Korsakov (1844-1908) em uma composição onde nossa imaginação escuta e visualiza o caótico voo de um besouro.





O LIGNE DES ARTS QUARTIER - MÚSICA




É um projeto do Quartier des Arts.

Sob a batuta da especialista Clarice Miranda, o objetivo é trazer a todos um amplo e compartilhado processo de imersão na música clássica através de conhecimentos que facilitarão um maior aproveitamento desta arte tão especial.







As publicações ocorrem todas às quartas, de manhã!







E, além disso há uma LINHA DIRETA, com nossa especialista que estará disponível para responder perguntas, discorrer sobre os assuntos abordados e também resolver dúvidas sobre música de forma geral.




As perguntas poderão ser inseridas nos posts com as chamadas para o Ligne des Arts em nosso grupo do Facebook e também, diretamente para ela, na parte final dos encontros on-line de música Clássica.








CLARICE MIRANDA

Educadora musical, musicoterapeuta, soprano, letrista e compositora, membro da academia de cultura de Curitiba, atuou como solista em diversos grupos vocais, gravou participações com a Orquestra Sinfônica de Berlim, música com letra de sua autoria.

Ministrou palestras e cursos regulares nos seguintes lugares: Casa de Cultura Solar do Rosário, em Curitiba; Centro paranaense feminino de cultura em Curitiba, Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; todas as capitais brasileiras, através do circuito cultural do Banco do Brasil; Miami, para comunidade brasileira.

Publicou os seguintes livros: Formação de Plateia em Música - Cultura Musical para Todos. Desvendando a Orquestra - Formando Plateias do Futuro. Finalista do prêmio Jabuti; coleção com dois volumes: A História da Música e sua Relação com as Outras Artes e Instrumentos Musicais. Finalista do prêmio jabuti; coleção Desvendando: canto coral, banda e fanfarra e orquestra; Conhecendo a Orquestra e o Maestro; Orquestra: histórico, Regência e Instrumentos. e hoje é curadora da orquestra Ladies Ensemble e consultora musical do auditório Regina Casillo, em Curitiba.










grupoquartierdesarts@gmail.com


Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon

Q u a r t i e r   d e s   A r t s 

c o n f r a r i a  c u l t u r a l