AGATHA CHRISTIE
- Quartier des Arts

- 5 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
ARTS QA LITERATURA
POR VITOR HUGO
AGATHA CHRISTIE
Filha de FredericK Miller, um americano riquíssimo e da inglesa Clara, Agatha Mary Clarissa Miller, conhecida como Agatha Christie, nascida na Inglaterra, em 1890, foi uma consagrada escritora, que atuou como romancista, contista, dramaturga e poetisa. Criou "Hercule Poirot", o pequeno e elegante detetive belga, de chapéu coco e bigode e tornou-se um dos mais célebres da ficção policial. Outro personagem conhecido é a detetive Miss Jane Marple, uma sagaz e simpática velhinha.
Agatha foi a maior escritora policial de todos os tempos, apelidada de "Rainha/Dama do Crime". Escreveu 93 livros e 17 peças teatrais, sendo a romancista mais bem sucedida da história da literatura popular mundial em número total de livros vendidos, uma vez que suas obras venderam quatro bilhões de cópias ao longo dos séculos XX e XXI, ficando somente atrás das obras vendidas do dramaturgo e poeta William Shakespeare e da Bíblia.
Em 1914 casou-se com Archibald Christie, de quem adotou o sobrenome. Divorciada, casou-se em 1930, com Max Mallowan. Teve uma filha, Rosalind Hicks, já falecida.
A escritora recebeu incontáveis homenagens e honrarias, em vida.
Faleceu em 1976, em Torbay, Reino Unido.
Frases dos detetives Hercule Poirot e Miss Marple:
“A imaginação é um ótimo servo e um péssimo mestre” (Poirot)
“Não se apanha moscas com vinagre” (Poirot)
“Uso apenas as células cinzentas. A sorte, deixo-a para os outros” (Poirot)
“Então não sabe, meu caro, que cada um de nós é um negro mistério, um labirinto de paixões, desejos e talentos antagônicos? 'Mais oui, c’est vrai'. Vive-se tirando conclusões... que noventa por cento das vezes são errôneas” (Poirot)
“A gente precisa de muita coragem para enfrentar a vida” (Marple)
“Francamente, eu não tenho talento algum, a não ser, talvez, um certo conhecimento da natureza humana” (Marple)
“A intuição é como ler uma palavra sem precisar soletrá-la” (Marple)
“Os jovens pensam que os velhos são tolos; mas os velhos sabem que os jovens são tolos!” (Marple)













































Comentários