AS QUATRO ESTAÇÕES DO ANO EM MÚSICA


Quem já não ouviu um dia AS QUATRO ESTAÇÕES

de Vivaldi? Costumamos completar o nome da obra com o nome do compositor, como se o nome dele fizesse parte do nome da obra, não é mesmo?


Isto tem uma razão, pois As Quatro Estações, do compositor italiano Antonio Vivaldi (1678- 1741) é a obra mais conhecida, tocada e gravada da música clássica! Muito utilizada em filmes, novelas, publicidades, casamentos...

Foi composta em 1723 no período Barroco.

Esta obra foi uma revolução na concepção musical, pois nela Vivaldi representa com os instrumentos musicais, não só os sons da natureza, mas também da vida: águas de um riacho passando sobre pedrinhas, canto de pássaros, (inclusive diferenciando diversas espécies), latidos, ventos, tempestades, dançarinos embriagados, elementos de uma caçada e da presa, paisagens congeladas, crianças patinando, escorregando, raios e trovoadas!

.

Todos os quatro belíssimos concertos, são de uma sensibilidade indescritível e ilustram de forma clara a marcante diferença entre uma estação e outra.

É uma obra para violino e orquestra acompanhada por sonetos ilustrativos, impressos na partitura dos músicos, descrevendo a respectiva estação com seus peculiares detalhes.

Não se sabe a origem ou autoria destes sonetos, mas estudos especulam ser do próprio Vivaldi.


Cada concerto possui três movimentos, ou três partes.

Concerto No 1 A Primavera

Allegro – Largo - Allegro

Concerto No 2 O Verão

Allegro – Adagio – Presto

Concerto No 3 O Outono

Allegro – Adágio - Allegro

Concerto No 4 O Inverno

Allegro – Largo - Allegro


Selecionei para vocês apreciarem um trecho com a excepcional e elegante violinista alemã Anne Sophie Mutter (1963). Em suas apresentações, só usa vestidos “tomara que caia” feitos por Dior.



O LIGNE DES ARTS QUARTIER - MÚSICA

É um projeto do Quartier des Arts, sob a batuta da especialista Clarice Miranda. O objetivo é trazer a todos um amplo e compartilhado processo de imersão na música clássica através de conhecimentos que facilitarão um maior aproveitamento desta arte tão especial.

As publicações ocorrem todas às quartas, de manhã!

E, além disso há uma LINHA DIRETA, com nossa especialista que estará disponível para responder perguntas, discorrer sobre os assuntos abordados e também resolver dúvidas sobre música de forma geral.

As perguntas poderão ser inseridas nos posts com as chamadas para o Ligne des Arts em nosso grupo do Facebook.

CLARICE MIRANDA

Educadora musical, musicoterapeuta, soprano, letrista e compositora, membro da academia de cultura de Curitiba, atuou como solista em diversos grupos vocais, gravou participações com a Orquestra Sinfônica de Berlim, música com letra de sua autoria.

Ministrou palestras e cursos regulares nos seguintes lugares: Casa de Cultura Solar do Rosário, em Curitiba; Centro paranaense feminino de cultura em Curitiba, Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; todas as capitais brasileiras, através do circuito cultural do Banco do Brasil; Miami, para comunidade brasileira.

Publicou os seguintes livros: Formação de Plateia em Música - Cultura Musical para Todos. Desvendando a Orquestra - Formando Plateias do Futuro. Finalista do prêmio Jabuti; coleção com dois volumes: A História da Música e sua Relação com as Outras Artes e Instrumentos Musicais. Finalista do prêmio jabuti; coleção Desvendando: canto coral, banda e fanfarra e orquestra; Conhecendo a Orquestra e o Maestro; Orquestra: histórico, Regência e Instrumentos. e hoje é curadora da orquestra Ladies Ensemble e consultora musical do auditório Regina Casillo, em Curitiba.

grupoquartierdesarts@gmail.com


Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon

Q u a r t i e r   d e s   A r t s 

c o n f r a r i a  c u l t u r a l