Aznavour, o amor, sempre o amor

ARTS QA - POR MONSIEUR SERIN

ENCANTOS DA MÚSICA POPULAR

CHARLES AZNAVOUR – O CANTOR E COMPOSITOR DO AMOR

De origem armênia, nascido em Paris no ano de 1924, Charles Aznavour foi um cantor, compositor e ator, que se tornou famoso não só na França, como também no exterior. Compôs cerca de 850 canções, atuou em mais de 60 filmes e vendeu quase 200 milhões de discos em todo o mundo.

Filho de artistas imigrantes armênios, recebeu o nome Shahnour Vaghinagh Aznavourian e, cedo, entrou para o mundo do teatro.

Começou a atuar aos nove anos de idade e logo assumiu o nome artístico Charles Aznavour. O sucesso começou quando a cantora Edith Piaf o ouviu cantar e o levou com ela para uma turnê pela França e pelos Estados Unidos.

Tendo, habitualmente, como tema o amor, Aznavour compunha e cantava em diversas línguas como francês, inglês, italiano, espanhol, alemão, russo, armênio e português, o que o ajudou a se apresentar nas mais prestigiadas casas de espetáculos mundo afora.

"Que c'est triste Venise", cantada em francês, italiano, espanhol, inglês e alemão e "The Old-Fashioned Way" estão entre as mais famosas canções poliglotas de Aznavour. Nos anos 70, tornou-se grande sucesso no Reino Unido, onde sua canção "She" alcançou o número um nas paradas de sucessos.

Em 1988 foi eleito "artista do século" pela CNN e pelos usuários da Time Online espalhados pelo mundo, desbancando estrelas como Elvis Presley e Bob Dylan.

A lista de artistas que já cantaram Aznavour é extensa e abrange de Fred Astaire a Bing Crosby, de Ray Charles a Liza Minelli.

Charles Aznavour faleceu em 2018, aos 94 anos, em sua casa no sul da França.

É uma tarefa difícil selecionar apenas três, entre dezenas de suas belíssimas canções, mas vou me atrever e elencar “Que Cést Triste Venise”, “La Bohème” e “Hier Encore”.







Posts Em Destaque
Teremos posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags