BEETHOVEN, UM EXEMPLO DE SUPERAÇÃO
- staffquartier
- há 2 dias
- 2 min de leitura
POST TEMÁTICO
Por CLARICE MIRANDA

COMPOSITORES
Certa vez em uma brincadeira de perguntas e respostas com amigos, foi feita a seguinte pergunta: quais são os três grandes “Bs” da música clássica?
A resposta veio perfeita: Bach, Beethoven e Brahms e com a ordem dos nomes cronologicamente colocada!
Sobre Bach, já conversamos um pouquinho em um post anterior. Hoje vamos falar sobre o segundo deles, o grande Beethoven (1770-1827). Nasceu em Bonn, cidade da Alemanha e faleceu aos 56 anos na Áustria.
Beethoven fez a transição do classicismo para o romantismo.
Beethoven foi um dos compositores mais influentes e conhecidos da história da música. Foi um pianista virtuosíssimo de grande sucesso na época e o primeiro músico a exigir silêncio da plateia enquanto tocava, reflexo e exemplo que seguimos até hoje.
O sentido mais importante para um músico é a audição. Pois Beethoven no auge de suas carreira por volta de 27 anos de idade, começou a ficar surdo. A perda de audição foi progressiva, e ele continuou compondo mesmo quando não conseguia ouvir mais nenhuma nota musical!
Passou momentos de desespero, mas com grande força de vontade superou e seguiu compondo inúmeras obras primas da música.
Nunca se casou, não teve filhos, mas teve inúmeros romances, muitos deles não correspondidos, alguns com mulheres casadas. Um misterioso amor, o fez escrever a famosa carta para “minha amada imortal”, até hoje se especula sem saber com certeza quem teria sido.
Foi o primeiro compositor da história a colocar em suas composições experiências e sentimentos pessoais, abrindo assim, um novo período na musica: o Romantismo.
Beethoven cultivou sempre a liberdade: política, artística, liberdade de escolha em todos os aspectos da vida.
Escolhi para hoje, uma obra muito conhecida, que Beethoven compôs em sua juventude. Für Elise ( Para Elisa), executada pela pianista ucraniana Valentina Lisitsa ( 1973).
É uma obra leve, despretensiosa e vocês vão observar que bem no início, o publico reage positivamente quando ela inicia. Muitos estudantes de piano tocam esta obra. Desfrutem!
Comments