BUENA VISTA SOCIAL CLUB – SUCESSO MUNDIAL DA MÚSICA CUBANA
- Quartier des Arts

- 21 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
ARTS QA - POR MONSIEUR SERIN
ENCANTOS DA MÚSICA POPULAR
BUENA VISTA SOCIAL CLUB – SUCESSO MUNDIAL DA MÚSICA CUBANA
Organizado pelo executivo Nick Gold, produzido pelo guitarrista norte-americano Ry Cooder, dirigido por Juan de Marcos González e fundado em 1996, o Buena Vista Social Club é um conjunto de músicos cubanos que alcançou grande sucesso internacional. Para exibir os estilos populares da época, como “son”, “bolero” e “danzón”, eles recrutaram uma dezena de músicos veteranos, muitos dos quais estavam aposentados há muitos anos.
O álbum homônimo do grupo foi gravado em março de 1996 e lançado em setembro de 1997, alcançando rapidamente o sucesso mundial, tornando-se um grande "hit boca a boca", muito além da maioria dos lançamentos de world music, vendendo mais de um milhão de cópias e ganhando um prêmio Grammy em 1998. Em 2003, foi listado pela revista Rolling Stone de Nova York em 260.º lugar entre os 500 melhores álbuns de todos os tempos, o que levou o conjunto a se apresentar com uma formação completa em Amsterdã e Nova York em 1998. O diretor alemão Wim Wenders registrou a atuação no filme para um documentário - também chamado Buena Vista Social Club - que incluiu entrevistas com os músicos, conduzidas em Havana. O filme de Wenders foi lançado em junho de 1999 com aclamação da crítica, recebendo uma indicação ao Oscar de Melhor Documentário e ganhando vários prêmios, incluindo Melhor Documentário no European Film Awards.
O sucesso do álbum e do filme fez renascer o interesse pela música tradicional cubana e pela música latino-americana em geral.
Vários membros sobreviventes do Buena Vista Social Club, como Eliades Ochoa, a cantora veterana Omara Portuondo, o trompetista Manuel "Guajiro" Mirabal, Barbarito Torres e o trombonista e maestro Jesús "Aguaje" Ramos atualmente viajam pelo mundo, com aclamação popular, com novos membros do grupo, como o cantor Carlos Calunga e o pianista Rolando Luna, como parte de uma banda de 13 membros chamada Orquestra Buena Vista Social Club.
Selecionei três grandes sucessos que também poderão ser curtidos no site do Quartier e neste post no Facebook: “Chan Chan”, no Carnegie Hall, “Candela - Live in Amsterdam” e “El Cuarto De Tula”.












































Comentários