CHOPIN, O POETA DO PIANO

SAUDAÇÕES MUSICIAIS QUERIDOS QUARTIERS! Você sabia? - É amplamente conhecido como um grande compositor, mas foi também, um dos pianistas mais importantes na história da música - Polonês de nascimento da cidade de Zelazowa Wola (Ducado de Varsóvia) em 1810, ficou radicado na França, onde faleceu em Paris em 1849 - Deixou a Polônia aos 20 anos de idade - Todas as suas composições, incluem o piano - Cresceu culturalmente falando polonês, este foi um dos motivos de que nunca atingiu o domínio da língua francesa. - Foi um homem refinadíssimo - Seu coração, quando faleceu, foi retirado de seu corpo, pois tinha medo de ser enterrado vivo. Foi um pedido seu. Hoje está em uma urna de cristal selada, imerso em Cognac, em Varsóvia - Sua música ao piano, combina um senso ritmo único: o uso do rubato ( esta é para impressionar quando conversar com alguém) - Rubato, roubar ou alterar o tempo cantado ou tocando, atrasando ou adiantando a melodia, compensando logo depois. - João Gilbert fez bastante uso do rubato em suas interpretações - O compositor Liszt, foi grande admirador e amigo pessoal de Chopin - Chopin interpretou suas próprias obras em salas de concertos e frequentemente em salões para amigos - Sua música é a linguagem universal da comunicação humana - Toda vez que é escutada em concertos, há um feliz suspiro de reconhecimento. Fala diretamente aos nossos corações - Chopin teve um duradouro relacionamento com a romancista e memorialista francesa Amandine Aurore Lucile Dupin, entre 1838 e 1847 que usava o pseudônimo de George Sand - Ela usava o pseudônimo masculino para publicar suas obras. Foi uma das precursoras do feminismo. - George Sand, foi a primeira mulher a viver de direitos autorais - Este tumultuado romance, foi retratado pelo pintor Eugène Delacroix que era fã de Chopin . A obra inacabada, foi cortada em dois: o retrato de Chopin se encontra no Louvre em Paris, e o de George Sand, no Museu Ordrupgaard de Copenhague - Chopin, considerado o primeiro poeta do piano. Suas obras são um verdadeiro diário íntimo - Tinha um estilo próprio de tocar, famoso pela sutileza e delicadeza - Artista completamente integrado às ideias políticas da época, sua música anunciou a libertação de sua terra natal, a Polônia - Foi um dos primeiros artistas a ser fotografado em 1849 - Como pronunciar seu nome? “Xopén”, como se fala na Polônia. Como passou a maior parte de sua vida na França, usa-se pronunciar “Xopãn”. As duas maneiras são corretas. Eu uso a pronúncia francesa Confesso a vocês, que tive dificuldade de escolher o que colocar neste post. Tudo que ouvia, achava maravilhoso! Decidi, por um dos grandes intérpretes de Chopin do mundo. O pianista russo Evgeny Kissin ( 1971). Nasceu em Moscou e é cidadão britânico desde 2002 e cidadão israelense desde 2013. Vai interpretar a belíssima Valsa op 64 . Desfrutem!

O LIGNE DES ARTS QUARTIER - MÚSICA,

Um projeto criado pelo Quartier des Arts.


Sob a batuta da especialista Clarice Miranda, o objetivo é trazer a todos um amplo e compartilhado processo de imersão na música clássica através conhecimentos que facilitarão um maior aproveitamento desta arte tão especial.



Todas as segundas e quintas feiras são publicados, de Clarice Miranda, no site Quartier,



E, além disso há uma LINHA DIRETA, com nossa especialista que estará disponível para responder perguntas, discorrer sobre os assuntos abordados e também resolver dúvidas sobre música de forma geral.


As perguntas poderão ser inseridas em Posts semanais, exclusivos para isso em nosso grupo do Facebook e também, diretamente pra ela, na parte final dos encontros on-line, quinzenais, Bate Papo com Clarice Miranda.


.


CLARICE MIRANDA

Educadora musical, musicoterapeuta, soprano, letrista e compositora. membro da academia de cultura de Curitiba, atuou como solista em diversos grupos vocais,gravou participações com a orquestra sinfonica de berlim, música com letra de sua autoria.

Ministrou palestras e cursos regulares nos seguintes lugares: casa de cultura solar do rosário, em Curitiba; centro paranaense feminino de cultura em Curitiba, centro cultural Banco do Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; todas as capitais brasileiras, através do circuito cultural do Banco do Brasil; Miami, para comunidade brasileira.

Publicou os seguintes livros: Formação de Plateia em Música - Cultura Musical para Todos. Desvendando a Orquestra - Formando Plateias do Futuro. Finalista do prêmio Jabuti; coleção com dois volumes: A História da Música e sua Relação com as Outras Artes e Instrumentos Musicais. Finalista do prêmio jabuti; coleção Desvendando: canto coral, banda e fanfarra e orquestra; Conhecendo a Orquestra e o Maestro; Orquestra: histórico, Regência e Instrumentos. e hoje é curadora da orquestra Ladies Ensemble e consultora musical do auditório Regina Casillo, em Curitiba.




grupoquartierdesarts@gmail.com


Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon

Q u a r t i e r   d e s   A r t s 

c o n f r a r i a  c u l t u r a l