Deleitando-nos com uma valsa maravilhosa

ARTS QA - POR CLARICE MIRANDA

MÚSICA PARA SE DELICIAR E SE SURPREENDER

SHOSTAKOVICH e A VALSA nO 2, muito conhecida de todos nós!

A valsa, que dominou os salões do século XIX, principalmente na Alemanha e Áustria com seu ritmo envolvente, foi causa de muitos comentários e escândalo por ter sido a primeira vez na história que um homem enlaçou uma mulher para dançar! Comentários como, fazer mal para saúde por girarem muito rápido, trazer problemas nos joelhos e muitos outros que foram vencidos pelo fascínio da proximidade entre os casais.

Foi a primeira vez que os pares tinham liberdade para criar sua própria coreografia, não precisando obedecer a passos previamente estipulados. Foi a primeira vez que o homem e a mulher dançavam a mesma coreografia numa igualdade até então nunca vista e por último, mas não menos importante a fraternidade ao dançarem abraçados.

Vamos nos deliciar com uma valsa do compositor russo Dimitri Shostakovich (1906-1975) muito conhecida de todos nós. Ele compôs em diferentes gêneros: óperas, balés, ciclos de canções e uma grande quantidade de música escrita para o cinema. Seu estilo, neste gênero, lembra o de Nino Rota, ou o estilo de Nino Rota lembra o de Shostakovich....

DESFRUTEM DESTA MARAVILHOSA VALSA!




Posts Em Destaque
Teremos posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags