JORGE AMADO
- Vitor Hugo
- 26 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
ARTS QA LITERATURA
POR VITOR HUGO
JORGE AMADO
Jorge Leal Amado de Faria, o nosso Jorge Amado, nasceu em 1912, em Itabuna, Bahia e tornou-se um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. É o autor mais adaptado do cinema, do teatro e da televisão. Escreveu 49 livros, tendo alcançado enormes sucessos, como, por exemplo, Capitães de Areia, Dona Flor e Seus Dois Maridos, Tenda dos Milagres, Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Tereza Batista Cansada de Guerra. Sua obra foi editada em 55 países e vertida para 49 idiomas. Recebeu incontáveis prêmios e honrarias, nacionais e internacionais.
Sua obra é voltada essencialmente às raízes nacionais, sendo temas constantes nela, os problemas e injustiças sociais, o folclore, a política, as crenças, as tradições e a sensualidade do povo brasileiro.
Bacharel em direito, em 1935, mas nunca exerceu a profissão de advogado.
Foi casado com Zélia Gattai, com quem teve dois filhos. Teve outra filha, fruto de um casamento anterior com Matilde Rosa.
Jorge Amado faleceu em 2001, na cidade de Salvador.
Dois trechos do livro Gabriela Cravo de Canela:
"São contra, sim, e não me venha com essa conversa de safadeza numa terra cheia de cabarés e de mulheres perdidas. Onde cada homem rico tem sua rapariga. Vocês são contra o cinema, um clube social, até as festas familiares. Vocês querem as mulheres trancadas em casa, na cozinha..."
"Tão receoso estava o padre pelo destino dos seus frutos de cacau que, nos intervalos do rogo vigoroso, quando o coro clamava, jurava ao santo abster-se um mês inteiro dos doces favores de sua comadre e ama Otália. Cinco vezes comadre, pois, já cinco robustos rebentos – tão vigorosos e promissores quanto os cacauais do padre levara ela, envoltos em cambraia e renda, à pia batismal. Não os podendo perfilhar, era o padre Basílio padrinho de todos cinco – três meninas e dois meninos – e, exercendo a caridade cristã, lhes emprestava o uso do seu próprio nome de família: Cerqueira, um belo e honrado nome."


Comentários