Lev Tolstói, Guerra e Paz Bloco 6/8
- Quartier des Arts

- 19 de nov. de 2021
- 1 min de leitura
ARTS QA, POR CARLOS RUSSO
Lev Tolstói – Guerra e Paz
Bloco 6/8
Na narrativa temos até os personagens históricos e os criados pelo autor. Os aristocratas de ficção como Andrei, Pierre e Natascha ligam-se ao povo e à pátria nos momentos de maior dramaticidade. De tal forma que nenhum deles terá outro destino que não esteja ligado aos acontecimentos, cujos desenlaces serão os campos de batalhas. A vida em família se ela é particular nos tempos de paz, torna-se inseparável da coletiva num tempo que é a guerra.
Dentre os personagens históricos somente um deles representará, para o autor, o verdadeiro e profundo povo russo: o general Kutuzov, comandante em chefe do exército czarista, nomeado por Alexandre I a contragosto e contra a opinião da maioria da alta aristocracia. “Kutuzov tinha o sentido do sentimento do povo”. Ele tinha a capacidade de lidar com o espírito das tropas, a arte de animá-las quando necessário, era o único que confiava no sentimento do povo e demonstrara ser digno dele!
“Unicamente Kutozov poderia propor a batalha de Borodino, somente ele era capaz de entregar sem luta uma Moscou abandonada e desabastecida aos invasores; somente ele poderia permanecer no estado de passividade em uma atividade sábia, embalando Napoleão com o incêndio de Moscou e aguardando o momento fatal”.
(Continua na próxima semana)












































Comentários