MARIA CALLAS, LA DIVINA

Saudações Musicais, queridos Quartiers!

Com certeza, você já ouviu falar o nome da grande cantora Maria Callas. Por que será que ela foi tão importante para o mundo da ópera? Por que ela é até hoje uma referencia a ser alcançada?

Maria Callas , soprano de ascendência grega, nasceu em Nova Iorque em 1923. Considerada a maior cantora do século XX e de todos os tempos.

Possuía uma poderosa voz com uma extensão vocal fora do comum, atingindo graves da voz de mezzo-soprando até sons super agudos do soprano coloratura.

Com sua voz de excepcional alcance, brilhou nos principais teatros do mundo.

A ópera é antes e depois dela, pois mudou a postura do cantor no palco de ópera. Maria Callas, trouxe para o palco o valor da interpretação vocal e teatral. Antes, os cantores eram muito preocupados em passar só a beleza da voz em detrimento da interpretação do personagem e cantavam praticamente estáticos.

Com seu estilo de interpretação, imprimiu uma revolução sem precedentes na ópera.

Maria Callas revolucionou a ópera com sua interpretação meticulosa vocal e cênica.

Para você ter uma ideia de como ela levava a sério a incorporação do personagem, para atuar como protagonista na ópera A Traviata, que na história sofre de tuberculose, ela emagreceu 38 quilos em um ano e virou ícone de elegância!

Seu pensamento era de que não iria passar credibilidade para a plateia alguém morrendo de tuberculose tendo muitos quilos a mais...

Foi casada por 10 anos com Giovanni Menegghini , 26 anos mais velho do que ela, que foi também seu empresário por muitos anos.

Sua paixão pelo magnata grego Aristóteles Onassis, por quem continuou apaixonada até a sua a morte, foi um relacionamento conturbado que deixou inúmeras sequelas em sua vida.

Maria Callas La Divina, faleceu em seu luxuoso apartamento em Paris, em companhia de sua governanta , seu motorista, tendo apenas 53 anos de idade, de um ataque cardíaco, triste e sozinha.

Como uma das mais famosas cantoras de ópera da história, levou uma vida que provou ser tão dramática, quanto qualquer um dos personagens que interpretou no palco.

No exemplo escolhido hoje para vocês, Maria Callas interpreta a ária Habanera, da ópera Carmen de Bizet (1838-1875). Observem a linda voz, a postura no palco e sua beleza e elegância. Infelizmente pouquíssimas são as gravações em vídeo que ficaram dela para a história.

https://youtu.be/6fZRssq7UlM

Além disso, opinem, perguntem, indiquem temas que gostariam de ler no Desvendando ou encaminhem suas dúvidas! Estarei respondendo com muito prazer! Aguardo vocês, todas as Quartas no Quartier!

O LIGNE DES ARTS QUARTIER - MÚSICA É um projeto do Quartier des Arts, sob a batuta da especialista Clarice Miranda. O objetivo é trazer a todos um amplo e compartilhado processo de imersão na música clássica através de conhecimentos que facilitarão um maior aproveitamento desta arte tão especial. As publicações ocorrem todas às quartas, de manhã! E, além disso há uma LINHA DIRETA, com nossa especialista que estará disponível para responder perguntas, discorrer sobre os assuntos abordados e também resolver dúvidas sobre música de forma geral. As perguntas poderão ser inseridas nos posts com as chamadas para o Ligne des Arts em nosso grupo do Facebook. CLARICE MIRANDA Educadora musical, musicoterapeuta, soprano, letrista e compositora, membro da academia de cultura de Curitiba, atuou como solista em diversos grupos vocais, gravou participações com a Orquestra Sinfônica de Berlim, música com letra de sua autoria. Ministrou palestras e cursos regulares nos seguintes lugares: Casa de Cultura Solar do Rosário, em Curitiba; Centro paranaense feminino de cultura em Curitiba, Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; todas as capitais brasileiras, através do circuito cultural do Banco do Brasil; Miami, para comunidade brasileira. Publicou os seguintes livros: Formação de Plateia em Música - Cultura Musical para Todos. Desvendando a Orquestra - Formando Plateias do Futuro. Finalista do prêmio Jabuti; coleção com dois volumes: A História da Música e sua Relação com as Outras Artes e Instrumentos Musicais. Finalista do prêmio jabuti; coleção Desvendando: canto coral, banda e fanfarra e orquestra; Conhecendo a Orquestra e o Maestro; Orquestra: histórico, Regência e Instrumentos. e hoje é curadora da orquestra Ladies Ensemble e consultora musical do auditório Regina Casillo, em Curitiba.


grupoquartierdesarts@gmail.com

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon

Q u a r t i e r   d e s   A r t s 

c o n f r a r i a  c u l t u r a l