top of page

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS

ARTS QA – LITERATURA CLÁSSICA

POR CARLOS RUSSO

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS


Prezadas quartières,


Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, é uma das obras mais revolucionárias e inovadoras da literatura brasileira.

É, antes de tudo, uma sátira social e de costumes, muito bem definida pelo próprio autor como fundadora do seu “realismo fantástico”.

O pano de fundo é a sociedade escravocrata de meados dos anos oitocentos. A elite política e econômica que praticamente se confundem, mantém um comportamento absolutamente retrógrado do tipo senhor-escravo, mesmo que parcela da mesma se dê ares de um pseudo liberalismo. Uma vez na Corte ou nas Províncias, seus membros exercem a política baseada no compadrio e na corrupção, ou apenas nada fazem na vida, exceto flanar. Já o trabalho real ou é escravo, ou é exercido por agregados, em situações de submissão clientelista.

Essa é a centralidade do enredo de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”. Machado de Assis com este trabalho se antecipou a muitos elementos do modernismo e do realismo mágico.

Boa leitura!


ree

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page