Nona Sinfonia de Beethoven, um Hino à Fraternidade Universal!

Saudações musicais!

Fico emocionada só em pensar e falar da importância que tem para a humanidade, A Sinfonia No 9 de Beethoven. Pode-se falar somente Nona Sinfonia, ou simplesmente A Nona. Todo mundo vai saber que se trata da sinfonia de Beethoven.

É uma das obras mais conhecidas da música clássica e uma das grandes obras primas da história da música.

Um verdadeiro hino a fraternidade universal.

Além de uma obra belíssima, A Nona Sinfonia tem um papel cultural de grande relevância, pois seu último movimento é hoje, o Hino da União Europeia.

Um fato importante e surpreendente, é que Beethoven a compôs quando estava completamente surdo! Inimaginável alguém escrever todas as notas para todos os instrumentos de uma orquestra, coro e solistas, sem conseguir ouvir nenhuma delas! É um exemplo inquestionável de superação!!

Beethoven fez na Nona Sinfonia uma grande inovação: colocou pela primeira vez em uma sinfonia, vozes de solistas e um coro no seu último movimento. A letra é de um poema escrito pelo filósofo, poeta, historiador e médico alemão, Friedrich Schiller.

Neste poema, ele expressa uma visão idealista da raça humana como irmandade, uma visão da qual Beethoven partilhava.

Foi apresentada pela primeira vez em 1824 em Viena. Beethoven, não a regeu, ficou no palco ao lado do maestro, recebendo ao final, a ovação da plateia que o aplaudiu de pé, e de onde ele saiu extremamente comovido.

Não consigo deixar de colocar para vocês uma parte linda da letra do coro desta sinfonia:

“Abracem-se milhões!

Enviem este beijo para todo o mundo!

Irmãos, além do céu estrelado

Mora um Pai Amado

Milhões, vocês estão ajoelhados diante Dele?

Mundo, você percebe seu Criador?

Procure-o mais acima do céu estrelado!

Sobre as estrelas onde Ele mora!”

Com um beijo de Beethoven, encerro este Post.

Escolhi para vocês ouvirem, o último movimento da Sinfonia No 9 de Beethoven, no momento em que o coro canta. É de arrepiar!



CLARICE MIRANDA Educadora musical, musicoterapeuta, soprano, letrista e compositora. Membro da Academia de Cultura de Curitiba, atuou como solista em diversos grupos vocais em Curitiba. Gravou participações com a Orquestra Sinfonica de Berlim, música com letra de sua autoria. Ministrou Palestras e Cursos Regulares nos seguintes lugares: Casa de Cultura Solar do Rosário, em Curitiba; Centro Paranaense Feminino de Cultura em Curitiba, Centros Cultural Banco do Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; todas as capitais brasileiras, através do Circuito Cultural do Banco do Brasil; Miami, para comunidade brasileira. Publicou os seguintes livros: Formação de Plateia em Música - cultura musical para todos. Desvendando a Orquestra - formando plateias do futuro, finalista do Prêmio Jabuti; Coleção com dois volumes: A História da música e sua relação com as outras artes e Instrumentos Musicais. Finalista do prêmio Jabuti; Coleção Desvendando: Canto coral, Banda e fanfarra e Orquestra; Conhecendo a Orquestra e o Maestro; Orquestra: histórico, regência e instrumentos.

O LIGNE DES ARTS QUARTIER - MÚSICA,

É um projeto inédito, criado pelo Quartier des Arts.

Sob a batuta da especialista Clarice Miranda, o objetivo é trazer a todos um amplo e compartilhado processo de imersão na música clássica através conhecimentos que facilitarão um maior aproveitamento desta arte tão especial.

Todas as segundas e quintas feiras, são publicados posts, de Clarice Miranda, no site Quartier,

E, além disso há uma LINHA DIRETA, com nossa especialista que estará disponível para responder perguntas, discorrer sobre os assuntos abordados e também resolver dúvidas sobre música de forma geral.

As perguntas poderão ser inseridas em Posts semanais, exclusivos para isso em nosso grupo do Facebook e também, diretamente pra ela, na parte final dos encontros on-line, quinzenais, Bate Papo com Clarice Miranda.

.

CLARICE MIRANDA

Educadora musical, musicoterapeuta, soprano, letrista e compositora. membro da academia de cultura de Curitiba, atuou como solista em diversos grupos vocais,gravou participações com a orquestra sinfonica de berlim, música com letra de sua autoria.

Ministrou palestras e cursos regulares nos seguintes lugares: casa de cultura solar do rosário, em Curitiba; centro paranaense feminino de cultura em Curitiba, centro cultural Banco do Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; todas as capitais brasileiras, através do circuito cultural do Banco do Brasil; Miami, para comunidade brasileira.

Publicou os seguintes livros: Formação de Plateia em Música - Cultura Musical para Todos. Desvendando a Orquestra - Formando Plateias do Futuro. Finalista do prêmio Jabuti; coleção com dois volumes: A História da Música e sua Relação com as Outras Artes e Instrumentos Musicais. Finalista do prêmio jabuti; coleção Desvendando: canto coral, banda e fanfarra e orquestra; Conhecendo a Orquestra e o Maestro; Orquestra: histórico, Regência e Instrumentos. e hoje é curadora da orquestra Ladies Ensemble e consultora musical do auditório Regina Casillo, em Curitiba.

grupoquartierdesarts@gmail.com

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon

Q u a r t i e r   d e s   A r t s 

c o n f r a r i a  c u l t u r a l