top of page

O MISTÉRIO DOS VIOLINOS STRADIVARIUS

ARTS QA – MÚSICA

Por CLARICE MIRANDA



ree

Você já deve ter ouvido que existem famosos violinos com o nome Stradivari. São considerados os melhores violinos do mundo, por sua especial sonoridade.  Podemos também falar Stradivarius a forma latina deste nome. As duas são corretas.

 

Por que será que são considerados ainda os melhores do mundo, sendo tão antigos?

O que os faz serem o sonho mais que dourado de todos os grandes músicos?

 

Esses instrumentos musicais são famosos por sua sonoridade lendária e também pelo elevado valor de mercado, que chegam atingir milhões de dólares em leilões internacionais.

 

Seu fabricante, o italiano Antônio Stradivari viveu no período Barroco e foi um dos mais importantes construtores de instrumentos de cordas de que se tem notícia na história da música. Abriu a sua oficina em 1680 na cidade de Cremona, na Itália, onde viveu e trabalhou até a sua morte em 1737, aos 93 anos de idade.

 

Com ajuda de seus filhos, construíram cerca de 1.116 violinos, violas, violoncelos e violões.

Cerca de 650 violinos fabricados por ele, estão ainda em circulação, muitos deles não sendo totalmente originais, tendo sido reparados por outros luthiers, mas continuam sendo um violino Stradivarius, porém de menor valor. Mesmo assim, disputadíssimos e muito valiosos!

O construtor dos instrumentos de cordas chama-se luthier. A sua oficina tem o nome de lutheria. São denominações usadas no mundo todo.

 

Outro fato importantíssimo que ele fez, foi determinar o tamanho dos violinos. Todos os violinos que conhecemos hoje possuem 35 centímetros, tamanho estabelecido por Satradivarius!

 

Pelo seu alto preço, muitos músicos só o utilizam em especiais ocasiões.

Os instrumentos Stradivarius muitas vezes são cedidos para estas apresentações, por governos, museus, empresas, colecionadores etc.

Poucos privilegiados músicos possuem um Stradivarius próprio.

 

Estudos científicos acham que o diferencial desses instrumentos e sua sonoridade, se encontram na madeira e no tratamento que era dado no seu verniz.

O mito resiste há mais de 400 anos e a sonoridade desses instrumentos continua encantando o coração e os ouvidos de fãs em todo o mundo!

O fato é que a especial sonoridade que produzem, até hoje é um mistério que vale milhões de dólares!

 

Escolhi para hoje, um dos maiores violinistas de sempre, o russo Maxin Vengerov (1974) que possui um extraordinário violino feito por Stradivarius em 1723. Começou a estudar violino com apenas 4 anos de idade e deu seu primeiro recital aos 5 anos, tocando obras de Paganini. (outro assunto para os próximos desvendando)

Vamos ouvi-lo executando de Paganini, o Caprice No24, obra de imensa dificuldade. Observem que em certo momento, se rompe uma das fibras de seu arco. Isto é frequente em obras de grande virtuosidade. Ao final, ele calmamente arranca a fibra rompida e nos dá um lindo sorriso, como se tivesse transmitido através do violino, todo o seu sentimento. Fantástico! Desfrutem!




 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page