O QUE É LEITMOTIV?

Costumo falar que cada um de nós deveria tentar fazer uma trilha sonora de sua vida, como a de um filme, uma novela, ou quem sabe até uma ópera! Selecionar as músicas que marcaram e marcam de forma especial nossas vidas. Momentos alegres, outros nem tanto, e alguns até dramáticos, quem não os tem?

Temos em diferentes épocas, músicas que nos recordam de forma intensa tudo que vivemos. Acho quase impossível o casal que não tenha seu leitmotiv, a melodia que marca seu relacionamento.

O leitmotiv, do alemão significa motivo condutor, muito utilizado em óperas, é a melodia ou fragmento dela, de extensão variada, que se repete diversas vezes durante a obra, e é está associado a um personagem, uma situação ou a um estado de espírito.

O compositor Wagner foi quem introduziu pela primeira vez em suas óperas, que possuem inúmeros leitmotiv em cada uma delas. Consiste no uso de um ou mais temas que se repetem sempre que se encena uma passagem da ópera com o objetivo de associá-lo a um objeto ou uma ideia relacionada a um personagem ou a um assunto.

Wagner usou o leitmotiv pela primeira vez em sua ópera O Holandês Voador, sendo presente em todas as suas obras seguintes.

Esta técnica foi utilizada também por outros compositores do período romântico, como Verdi em Nabucco e La Traviata, e Bizet na ópera Carmen.

Hoje, o uso do leitmotiv não se restringe à ópera. Também é largamente utilizado em cinema e em telenovelas onde os personagem costumam ter a sua música, seu leitmotiv. Você pode estar em outro ambiente sem ver a televisão ou de olhos fechados que saberá ao ouvir a música, quem está em cena ou o que está acontecendo.

Escolhi para ouvirmos hoje, algo diferente. É para sonhar, se encantar e desfrutar da beleza da música, da letra, da interpretação e do intérprete, com o já conhecido nosso, o maravilhoso tenor italiano Jonas Kaufmann (1969). Irá interpretar a popular canção italiana Ti voglio tanto bene. Corações talvez batam com mais força, olhos se encham de lágrimas e nossa alma feliz agradece. Viva a Música!!


Opinem, perguntem, indiquem temas que gostariam de ler no Ligne des Arts ou encaminhem suas dúvidas! Estarei respondendo com muito prazer! Aguardo vocês, todas as Quartas no Quartier!


O LIGNE DES ARTS QUARTIER - MÚSICA É um projeto do Quartier des Arts, sob a batuta da especialista Clarice Miranda. O objetivo é trazer a todos um amplo e compartilhado processo de imersão na música clássica através de conhecimentos que facilitarão um maior aproveitamento desta arte tão especial. As publicações ocorrem todas às quartas, de manhã! E, além disso há uma LINHA DIRETA, com nossa especialista que estará disponível para responder perguntas, discorrer sobre os assuntos abordados e também resolver dúvidas sobre música de forma geral. As perguntas poderão ser inseridas nos posts com as chamadas para o Ligne des Arts em nosso grupo do Facebook. CLARICE MIRANDA Educadora musical, musicoterapeuta, soprano, letrista e compositora, membro da academia de cultura de Curitiba, atuou como solista em diversos grupos vocais, gravou participações com a Orquestra Sinfônica de Berlim, música com letra de sua autoria. Ministrou palestras e cursos regulares nos seguintes lugares: Casa de Cultura Solar do Rosário, em Curitiba; Centro paranaense feminino de cultura em Curitiba, Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; todas as capitais brasileiras, através do circuito cultural do Banco do Brasil; Miami, para comunidade brasileira. Publicou os seguintes livros: Formação de Plateia em Música - Cultura Musical para Todos. Desvendando a Orquestra - Formando Plateias do Futuro. Finalista do prêmio Jabuti; coleção com dois volumes: A História da Música e sua Relação com as Outras Artes e Instrumentos Musicais. Finalista do prêmio jabuti; coleção Desvendando: canto coral, banda e fanfarra e orquestra; Conhecendo a Orquestra e o Maestro; Orquestra: histórico, Regência e Instrumentos. e hoje é curadora da orquestra Ladies Ensemble e consultora musical do auditório Regina Casillo, em Curitiba.


grupoquartierdesarts@gmail.com

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon

Q u a r t i e r   d e s   A r t s 

c o n f r a r i a  c u l t u r a l