O QUE ACONTECE EM UM ENSAIO DE ORQUESTRA?

  • o trabalho do maestro começa muito antes do primeiro ensaio, com um estudo criterioso da partitura musical

  • alguns maestros fazem anotações em cores diferentes para facilitar a leitura no ensaio. Ex: as partes de execuções mais difíceis, anota em vermelho

  • estudando a música, ele sabe exatamente como ela deverá ser executada

  • no ensaio, explica para os músicos como ela deverá ser tocada e trabalha as partes de maior dificuldade, muitas vezes com inúmeras repetições

  • o maestro segura a batuta na mão direita, marcando o ritmo. Com a esquerda, exprime suas ideias e seus desejos no que diz respeito à interpretação e à expressividade

  • ele pede que a orquestra toque mais baixo, mais forte, prolongando os sons.

  • Também com a mão esquerda o maestro dá as entradas de cada instrumento, pois os instrumentos não tocam sempre todos ao mesmo tempo

  • Nos ensaios, ele fala, corrige, elogia, repreende em voz alta. Já nos concertos usa somente sua expressão corporal, pois a orquestra já sabe o que fazer

  • O objetivo final do maestro é fazer com que a orquestra toque não como um amontoado de músicos bons e talentosos, cada qual com a sua própria sensibilidade musical, mas como um grande e único instrumento musical

  • Tendo resolvido os problemas técnicos e musicais da orquestra nos ensaios, o papel do maestro em um concerto é conseguir dela uma atuação intensa e emocionante

  • A mesma orquestra pode ter uma sonoridade completamente diferente com cada maestro. Por isto, em todo o mundo as orquestras tem o hábito de convidar maestros diferentes para regerem, pois sempre é muito enriquecedor para as orquestras

  • Um maestro precisa saber tocar pelo menos dois instrumentos musicais, principalmente o piano, onde utiliza para estudar a partitura que irá ensaiar

  • Para ser um grande maestro, vou colocar qualidades importantes: liderança, personalidade carismática, comunicação, senso rítmico rigoroso, conhecimento de teoria musical e da história da música, conhecimento de estilos musicais de diferentes épocas, boa memória e ouvido excepcional

  • O maestro é um músico que tira som sem estar tocando nenhum instrumento, pois o seu instrumento é a orquestra


Escolhi para o exemplo de hoje, o ensaio com um dos maiores maestros da atualidade, o venezuelano Gustavo Dudamel (1981) Observem os gestos, amplos, como explica detalhadamente para a orquestra o que deseja. Sensacional!




O LIGNE DES ARTS QUARTIER - MÚSICA




É um projeto inédito, criado pelo Quartier des Arts.

Sob a batuta da especialista Clarice Miranda, o objetivo é trazer a todos um amplo e compartilhado processo de imersão na música clássica através de conhecimentos que facilitarão um maior aproveitamento desta arte tão especial.







As publicações ocorrem todas às quartas, de manhã!







E, além disso há uma LINHA DIRETA, com nossa especialista que estará disponível para responder perguntas, discorrer sobre os assuntos abordados e também resolver dúvidas sobre música de forma geral.




As perguntas poderão ser inseridas nos posts com as chamadas para o Ligne des Arts em nosso grupo do Facebook e também, diretamente para ela, na parte final dos encontros on-line de música Clássica.








CLARICE MIRANDA

Educadora musical, musicoterapeuta, soprano, letrista e compositora, membro da academia de cultura de Curitiba, atuou como solista em diversos grupos vocais, gravou participações com a Orquestra Sinfônica de Berlim, música com letra de sua autoria.

Ministrou palestras e cursos regulares nos seguintes lugares: Casa de Cultura Solar do Rosário, em Curitiba; Centro paranaense feminino de cultura em Curitiba, Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; todas as capitais brasileiras, através do circuito cultural do Banco do Brasil; Miami, para comunidade brasileira.

Publicou os seguintes livros: Formação de Plateia em Música - Cultura Musical para Todos. Desvendando a Orquestra - Formando Plateias do Futuro. Finalista do prêmio Jabuti; coleção com dois volumes: A História da Música e sua Relação com as Outras Artes e Instrumentos Musicais. Finalista do prêmio jabuti; coleção Desvendando: canto coral, banda e fanfarra e orquestra; Conhecendo a Orquestra e o Maestro; Orquestra: histórico, Regência e Instrumentos. e hoje é curadora da orquestra Ladies Ensemble e consultora musical do auditório Regina Casillo, em Curitiba.










grupoquartierdesarts@gmail.com


Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon

Q u a r t i e r   d e s   A r t s 

c o n f r a r i a  c u l t u r a l