OS INSTRUMENTOS DO BOLERO DE RAVEL

Saudações Musicais, queridos Quartiers!


Hoje vou passar para vocês uma informação que muitos tem me solicitado sobre o conhecidíssimo Bolero de Ravel: colocar o nome dos instrumentos na ordem de entrada na obra.

Quem tiver vontade de conhecer o nome, o som e identificar os instrumentos da orquestra, assista com esta listinha, e você terá com absoluta certeza, um renovado prazer.

Vamos lá:

A obra começa com a Caixa-clara (percutida próximo as bordas onde se obtém um som mais suave). Ela toca durante toda a obra.

flauta

clarinete, harpa

fagote

requinta (clarinete agudo)

oboé d’amore (som mais grave que o oboé)

trompete (com surdina), flauta,

saxofone tenor

saxofone soprano

flautins, celesta (parece um pianinho), trompa

clarinetes

trombone

todos os sopros

primeiros violinos

segundos violinos

Família das cordas completa (violinos, violas, violoncelos e contrabaixos)

Vocês vão notar neste final da obra, uma marcante diferença: Ravel vai mudar o tom da melodia. Sentimos como se um vaso estivesse transbordando de sons, necessitando mudar de lugar...

Final apoteótico, com toda a orquestra, 2 caixas claras, bumbo, pratos, tantã em um hipnótico fortíssimo!

Com o tempo, vamos desvendar cada instrumento...


Esta famosíssima obra foi uma encomenda de uma amiga de Ravel, a dançarina russa Ida Rubinstein (1885-1960), uma personalidade marcante, questionadora, riquíssima, linda, sedutora e mecenas de inúmeros artistas em sua época.

A estreia do balé causou escândalo devido à sensualidade da coreografia.

A ruidosa plateia deste dia, parte aplaudiu, parte estranhou, mas o fato é que desde a sua primeira apresentação, o Bolero é um inquestionável sucesso!


Escolhi para vocês assistirem hoje, uma belíssima apresentação com o maestro Gustavo Dudamel.

Aproveitem! Muita coisa para ouvir e apreciar! Viva!






O LIGNE DES ARTS QUARTIER - MÚSICA




É um projeto inédito, criado pelo Quartier des Arts.

Sob a batuta da especialista Clarice Miranda, o objetivo é trazer a todos um amplo e compartilhado processo de imersão na música clássica através de conhecimentos que facilitarão um maior aproveitamento desta arte tão especial.







As publicações ocorrem todas às quartas, de manhã!







E, além disso há uma LINHA DIRETA, com nossa especialista que estará disponível para responder perguntas, discorrer sobre os assuntos abordados e também resolver dúvidas sobre música de forma geral.




As perguntas poderão ser inseridas nos posts com as chamadas para o Ligne des Arts em nosso grupo do Facebook e também, diretamente para ela, na parte final dos encontros on-line de música Clássica.








CLARICE MIRANDA

Educadora musical, musicoterapeuta, soprano, letrista e compositora, membro da academia de cultura de Curitiba, atuou como solista em diversos grupos vocais, gravou participações com a Orquestra Sinfônica de Berlim, música com letra de sua autoria.

Ministrou palestras e cursos regulares nos seguintes lugares: Casa de Cultura Solar do Rosário, em Curitiba; Centro paranaense feminino de cultura em Curitiba, Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; todas as capitais brasileiras, através do circuito cultural do Banco do Brasil; Miami, para comunidade brasileira.

Publicou os seguintes livros: Formação de Plateia em Música - Cultura Musical para Todos. Desvendando a Orquestra - Formando Plateias do Futuro. Finalista do prêmio Jabuti; coleção com dois volumes: A História da Música e sua Relação com as Outras Artes e Instrumentos Musicais. Finalista do prêmio jabuti; coleção Desvendando: canto coral, banda e fanfarra e orquestra; Conhecendo a Orquestra e o Maestro; Orquestra: histórico, Regência e Instrumentos. e hoje é curadora da orquestra Ladies Ensemble e consultora musical do auditório Regina Casillo, em Curitiba.










grupoquartierdesarts@gmail.com



Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon

Q u a r t i e r   d e s   A r t s 

c o n f r a r i a  c u l t u r a l