top of page

PAULINHO DA VIOLA

ARTS QA MÚSICA POPULAR

POR MONSIEUR SERIN

PAULINHO DA VIOLA

Violonista, cavaquinista, bandolinista, cantor e compositor de samba e choro, Paulo César Batista de Faria, o Paulinho da Viola, nasceu em Botafogo, bairro da zona sul do Rio de Janeiro, em 1942.

No início de carreira, foi parceiro de nomes ilustres do samba carioca, como Cartola, Elton Medeiros e Candeia, entre outros. Destaca-se como cantor e compositor de samba, mas também compõe choros, tendo, na juventude, convivido com grandes “chorões” da época, como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Dilermando Reis, entre outros, quando aproveitava para observar a maneira de tocar dos músicos. Considerado um dos mais talentosos representantes da Música Popular Brasileira e também conhecido por suas harmonias sofisticadas e sua voz suave e gentil, Paulinho é baluarte da Escola de Samba Portela e se encontra em plena atividade.

Selecionei três, entre seus sambas, que também poderão ser curtidos neste post no Facebook e no site do Quartier des Arts: “Foi um rio que passou na minha vida”, na voz do próprio Paulinho da Viola e do Zeca Pagodinho, “Sei lá, Mangueira”, em parceria com Hermínio Bello de Carvalho, na voz de Beth Carvalho e Velha Guarda da Mangueira e “Dança da solidão” interpretado por Mariza Monte e Paulinho da Viola. Link na Bio





ree

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page