Ritual Universal de um Concerto


Saudações Musicais, queridos Quartiers!

Imagine que você está entrando em um teatro de concerto.

A primeira coisa a fazer ao entrar no teatro é pegar o programa do concerto para ler.

Nele, está escrito tudo o que você vai ouvir, além de informações sobre o maestro e intérpretes.

No palco, estão várias cadeiras vazias e, em frente a elas, estantes com as partituras específicas de cada músico.

Eles vão entrando pela lateral do palco e se acomodando em sua cadeira, pois cada um tem seu lugar determinado.

A orquestra, então, está pronta para seu trabalho.

Sentados, todos começam a tocar pequenos trechos musicais para aquecerem seus instrumentos e os sons enchem o ar! Adoro esta parte!

Aos poucos, esta sonoridade vai diminuindo, até um silêncio absoluto, onde entra o spalla. Como você já sabe, ele é o primeiro violino da orquestra e responsável pela afinação.

Quando o spalla, que é o último músico da orquestra a entrar, recebe os aplausos da plateia. Em pé em frente à orquestra, inicia o ritual da afinação. Ao perceber que a orquestra está afinada, senta-se em seu lugar, na primeira cadeira à esquerda do maestro.

Um grande silêncio se faz na orquestra e na plateia, quando

entra então, o maestro, sob aplausos do público.

O maestro cumprimenta o spalla, em um gesto simbólico, representando assim, o cumprimento a todos os músicos da orquestra.

O maestro agradece a plateia, e volta-se para a orquestra, colocando-se em um lugar mais alto, chamado pódio.

Em rápida observação, confirma com o olhar se tudo está em ordem, iniciando assim, o momento mágico: o concerto!

Esse ritual é universal e acontece da mesma forma em qualquer lugar do mundo!

Escolhi para hoje, uma monumental obra, que relata a vida, a obra a morte e a ressureição de Jesus. É o conhecidíssimo Aleluia do compositor Haendel (1685-1759), que faz parte do Oratório chamado Messias. Quando o Aleluia de Haendel é anunciado, no mundo todo a plateia tem o hábito de ouvi-la de pé. Esta tradição começou, quando o rei George II a escutou pela primeira vez, e, impressionado com a beleza da música, automaticamente ficou em pé. Quando viram que o rei estava em pé toda a audiência ergueu-se, pois ninguém, segundo o protocolo, fica sentado na presença do rei em pé. Por isso hoje, a plateia tem o hábito de ouvir o Aleluia desta forma. Imponente, espiritual, grandioso e solene. Aproveitem!

https://youtu.be/GJPSqYjhj9s

Clarice Miranda


O LIGNE DES ARTS QUARTIER - MÚSICA,

É um projeto inédito, criado pelo Quartier des Arts.

Sob a batuta da especialista Clarice Miranda, o objetivo é trazer a todos um amplo e compartilhado processo de imersão na música clássica através conhecimentos que facilitarão um maior aproveitamento desta arte tão especial.

Todas as segundas e quintas feiras, são publicados posts de Clarice Miranda, no site Quartier,

E, além disso há uma LINHA DIRETA, com nossa especialista que estará disponível para responder perguntas, discorrer sobre os assuntos abordados e também resolver dúvidas sobre música de forma geral.

As perguntas poderão ser inseridas em Posts semanais, exclusivos para isso em nosso grupo do Facebook e também, diretamente pra ela, na parte final dos encontros on-line, quinzenais.

.

CLARICE MIRANDA

Educadora musical, musicoterapeuta, soprano, letrista e compositora. membro da academia de cultura de Curitiba, atuou como solista em diversos grupos vocais,gravou participações com a orquestra sinfônica de Berlim, música com letra de sua autoria.

Ministrou palestras e cursos regulares nos seguintes lugares: casa de cultura solar do rosário, em Curitiba; centro paranaense feminino de cultura em Curitiba, centro cultural Banco do Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; todas as capitais brasileiras, através do circuito cultural do Banco do Brasil; Miami, para comunidade brasileira.

Publicou os seguintes livros: Formação de Plateia em Música - Cultura Musical para Todos. Desvendando a Orquestra - Formando Plateias do Futuro. Finalista do prêmio Jabuti; coleção com dois volumes: A História da Música e sua Relação com as Outras Artes e Instrumentos Musicais. Finalista do prêmio jabuti; coleção Desvendando: canto coral, banda e fanfarra e orquestra; Conhecendo a Orquestra e o Maestro; Orquestra: histórico, Regência e Instrumentos. e hoje é curadora da orquestra Ladies Ensemble e consultora musical do auditório Regina Casillo, em Curitiba.

O Quartier des Arts é uma Confraria Cultural exclusiva. Se você quiser participar, existem algumas regras, entre elas ter um número mínimo de amigas no grupo.

E-mail: grupoquartierdesarts@gmail.com

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon

Q u a r t i e r   d e s   A r t s 

c o n f r a r i a  c u l t u r a l