Suíte em música?

Antes de explicar, preciso fazer uma breve introdução...

É interessante saber, que durante o Renascimento, uma pessoa não era considerada bem educada se não soubesse dançar e a dança deste período, era bem sofisticada! Exigia professores, que ensinavam elaborados passos em gráficos a serem decorados. Estes mestres eram muito valorizados nas cortes, e são deste período os primeiros livros sobre dança de que se tem notícia!

Do Renascimento até o próximo período, o Barroco, a dança continuou sendo muito valorizada e fazendo parte em todas as importantes festas nas cortes europeias. Estas variadas danças tocadas uma seguida da outra, tinham cada uma andamentos contrastantes: lentos, rápidos, lentos, rápidos, lentos, dando assim a oportunidade aos dançarinos um breve descanso antes da próxima com o ritmo rápido começar.

Esta sequência de movimentos de danças lentas e rápidas passou a receber o nome de suíte, palavra francesa que significa sucessão, sequência.


Suíte em música então, é uma sequência de danças.


O grande compositor J,S Bach, um dos maiores nomes da história da música, sofisticou esta sequência de danças, e as compôs com a finalidade de serem apenas ouvidas e não dançadas. Dançadas apenas por nossa alma, como gosto de falar.


Toda Suíte, possui uma introdução chamada de Prelúdio.

Depois do Prelúdio temos em sequência as seguintes danças: Allemande (origem alemã), Courante (origem francesa), Sarabande (origem espanhola), Galanterie (origem francesa) e Guige (origem inglesa).



Escolhi para vocês apreciarem, o Prelúdio da Suíte No 1, de J.S.Bach, com o grande violoncelista espanhol, Pablo Casals que redescobriu estas suítes, na década de 30 do século passado. Hoje, uma das obras mais tocadas no repertório de violoncelo solo no mundo!




O LIGNE DES ARTS QUARTIER - MÚSICA




É um projeto inédito, criado pelo Quartier des Arts.

Sob a batuta da especialista Clarice Miranda, o objetivo é trazer a todos um amplo e compartilhado processo de imersão na música clássica através de conhecimentos que facilitarão um maior aproveitamento desta arte tão especial.







As publicações ocorrem todas às quartas, de manhã!







E, além disso há uma LINHA DIRETA, com nossa especialista que estará disponível para responder perguntas, discorrer sobre os assuntos abordados e também resolver dúvidas sobre música de forma geral.




As perguntas poderão ser inseridas nos posts com as chamadas para o Ligne des Arts em nosso grupo do Facebook e também, diretamente para ela, na parte final dos encontros on-line de música Clássica.








CLARICE MIRANDA

Educadora musical, musicoterapeuta, soprano, letrista e compositora, membro da academia de cultura de Curitiba, atuou como solista em diversos grupos vocais, gravou participações com a Orquestra Sinfônica de Berlim, música com letra de sua autoria.

Ministrou palestras e cursos regulares nos seguintes lugares: Casa de Cultura Solar do Rosário, em Curitiba; Centro paranaense feminino de cultura em Curitiba, Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; todas as capitais brasileiras, através do circuito cultural do Banco do Brasil; Miami, para comunidade brasileira.

Publicou os seguintes livros: Formação de Plateia em Música - Cultura Musical para Todos. Desvendando a Orquestra - Formando Plateias do Futuro. Finalista do prêmio Jabuti; coleção com dois volumes: A História da Música e sua Relação com as Outras Artes e Instrumentos Musicais. Finalista do prêmio jabuti; coleção Desvendando: canto coral, banda e fanfarra e orquestra; Conhecendo a Orquestra e o Maestro; Orquestra: histórico, Regência e Instrumentos. e hoje é curadora da orquestra Ladies Ensemble e consultora musical do auditório Regina Casillo, em Curitiba.










grupoquartierdesarts@gmail.com


Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon

Q u a r t i e r   d e s   A r t s 

c o n f r a r i a  c u l t u r a l