Beethoven, Um Exemplo de Superação

Saudações Musicais!

Certa vez em uma brincadeira de perguntas e respostas com amigos, foi feita a seguinte pergunta: quais são os três grandes “Bs” da música clássica?

A resposta veio perfeita: Bach, Beethoven e Brahms e com a ordem dos nomes cronologicamente colocada!

Sobre Bach, já conversamos um pouquinho em um post anterior. Hoje vamos falar sobre o segundo deles, o grande Beethoven (1770-1827). Nasceu em Bonn, cidade da Alemanha e faleceu aos 56 anos na Áustria.

Beethoven fez a transição do classicismo para o romantismo.

Beethoven foi um dos compositores mais influentes e conhecidos da história da música. Foi um pianista virtuosíssimo de grande sucesso na época e o primeiro músico a exigir silêncio da plateia enquanto tocava, reflexo e exemplo que seguimos até hoje.

O sentido mais importante para um músico é a audição.

Pois, Beethoven no auge de sua carreira, por volta de 27 anos de idade, começou a ficar surdo. A perda de audição foi progressiva, e ele continuou compondo mesmo quando não conseguia ouvir mais nenhuma nota musical!

Passou momentos de desespero, mas com grande força de vontade superou e seguiu compondo inúmeras obras primas da música.

Nunca se casou, não teve filhos, mas teve inúmeros romances, muitos deles não correspondidos, alguns com mulheres casadas. Um misterioso amor, o fez escrever a famosa carta para “minha amada imortal”, até hoje se especula sem saber com certeza quem teria sido.

Foi o primeiro compositor da história a colocar em suas composições experiências e sentimentos pessoais, abrindo assim, um novo período na música: o Romantismo.

Beethoven cultivou sempre a liberdade: política, artística, liberdade de escolha em todos os aspectos da vida.

Escolhi para hoje, uma obra muito conhecida, que Beethoven compôs em sua juventude. Für Elise (Para Elisa), executada pela pianista ucraniana Valentina Lisitsa (1973).

É uma obra leve, despretensiosa e vocês vão observar que bem no início, o público reage positivamente quando ela inicia. Muitos estudantes de piano tocam esta obra. Desfrutem!



O LIGNE DES ARTS QUARTIER - MÚSICA,

É um projeto inédito, criado pelo Quartier des Arts.

Sob a batuta da especialista Clarice Miranda, o objetivo é trazer a todos um amplo e compartilhado processo de imersão na música clássica através conhecimentos que facilitarão um maior aproveitamento desta arte tão especial.

Todas as segundas e quintas feiras, às 17 horas, são publicados, de Clarice Miranda, no site Quartier,

E, além disso há uma LINHA DIRETA, com nossa especialista que estará disponível para responder perguntas, discorrer sobre os assuntos abordados e também resolver dúvidas sobre música de forma geral.

As perguntas poderão ser inseridas em Posts semanais, exclusivos para isso em nosso grupo do Facebook e também, diretamente pra ela, na parte final dos encontros on-line, quinzenais, Bate Papo com Clarice Miranda.

.

CLARICE MIRANDA

Educadora musical, musicoterapeuta, soprano, letrista e compositora. membro da academia de cultura de Curitiba, atuou como solista em diversos grupos vocais,gravou participações com a orquestra sinfonica de berlim, música com letra de sua autoria.

Ministrou palestras e cursos regulares nos seguintes lugares: casa de cultura solar do rosário, em Curitiba; centro paranaense feminino de cultura em Curitiba, centro cultural Banco do Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; todas as capitais brasileiras, através do circuito cultural do Banco do Brasil; Miami, para comunidade brasileira.

Publicou os seguintes livros: Formação de Plateia em Música - Cultura Musical para Todos. Desvendando a Orquestra - Formando Plateias do Futuro. Finalista do prêmio Jabuti; coleção com dois volumes: A História da Música e sua Relação com as Outras Artes e Instrumentos Musicais. Finalista do prêmio jabuti; coleção Desvendando: canto coral, banda e fanfarra e orquestra; Conhecendo a Orquestra e o Maestro; Orquestra: histórico, Regência e Instrumentos. e hoje é curadora da orquestra Ladies Ensemble e consultora musical do auditório Regina Casillo, em Curitiba.

www.quartierdesarts.com.br

grupoquartierdesarts@gmail.com

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon

Q u a r t i e r   d e s   A r t s 

c o n f r a r i a  c u l t u r a l