Lev Tolstói: Guerra e Paz Bloco - 4/8
- Quartier des Arts
- 5 de nov. de 2021
- 1 min de leitura
ARTS QA, POR CARLOS RUSSO
Lev Tolstói – Guerra e Paz
Bloco 4/8
Em Austerlitz, Tolstói introduz os principais personagens históricos de seu romance: Kutuzov, o Comandante Russo, o Czar Alexandre I, Napoleão Bonaparte. A própria batalha descrita alicerçada em fatos históricos é ficcional, povoada pelos personagens criados pelo autor. Seu desdobramento em ações diplomáticas permite um desenlace feliz para todos os personagens: o príncipe Andrei e o conde Rostov retornam às suas famílias e a vida seguirá em certa paz pelos próximos seis anos.
Tolstói como escritor e historiador jamais é oblíquo, não tergiversa, sempre direto vai ao ponto. Como disse Romain Rollan: “Na arte de Tolstói, uma determinada cena nunca é percebida de dois pontos de vista, sempre de um só; as coisas são como são e não de outro modo”.
Em 1812, Napoleão, que desde sempre desejara a ruptura dos interesses entre a Grã- Bretanha e a Rússia, a única capaz de desafiar sua hegemonia europeia, ao não ter êxito rompe com Alexandre I e declara guerra à Rússia. Acontece que as tropas napoleônicas não marcham para tentar conquistar a capital russa, Petersburgo, mesmo porque o francês não quer destruir o Império, apenas deseja colocar de joelhos o czarismo ocupando Moscou. No entanto, com a invasão, a frágil paz se transforma em uma guerra desesperada.
(Continua na próxima semana)

Comentários