top of page

Renascimento, o Crescimento da Música de Entretenimento.

Saudações musicais, queridos Quartiers!


Os tempos hoje, realmente são outros! Imaginem, que no período do Renascimento (1400 a 1600) uma pessoa era considerada bem educada, se possuísse os seguintes conhecimentos: grego, poesia, música, pintura e dança!


Para ficar dentro deste padrão da época, surgiram os primeiros professores de música que ensinavam a ler partituras de músicas, cantar, tocar e normalmente aprendiam a tocar dois instrumentos musicais!


Era comum em reuniões familiares, colocarem partituras em cima de mesas e chamarem os convidados para cantarem ou tocarem algum instrumentos disponíveis, a sua escolha.

Dizem que passava muita vergonha, quem não soubesse ler uma partitura ou não tocasse algum instrumento musical!

Outro fator importante e valorizado era saber dançar. A dança no Renascimento tinha passos preestabelecidos e necessitava um aprendizado com professores.


Na Idade Média, os artistas faziam suas pinturas em grandes paredes. No Renascimento, com a invenção do cavalete, passaram a pintar quadros.

Por isto, é frequente vermos pessoas retratadas nesta época, posando com um ou mais instrumentos musicais e com uma partitura de música.

Assim deixavam registrado para a posteridade, o seu conhecimento e sua educação.

Infelizmente, a maior parte da população ainda vivia na pobreza sem acesso a esses conhecimentos.


Selecionei algumas imagens de quadros pintados no período do Renascimento, para apreciação do que leram neste post.


ree

ree

ree

ree

Depois de apreciar os quadros renascentistas, vocês vão ficar encantados com o som do alaúde, instrumento musical muito popular deste período.

O LIGNE DES ARTS QUARTIER - MÚSICA,


É um projeto inédito, criado pelo Quartier des Arts.

Sob a batuta da especialista Clarice Miranda, o objetivo é trazer a todos um amplo e compartilhado processo de imersão na música clássica através conhecimentos que facilitarão um maior aproveitamento desta arte tão especial.



Todas as segundas e quintas-feiras são publicados, de Clarice Miranda, no site Quartier,



E, além disso há uma LINHA DIRETA, com nossa especialista que estará disponível para responder perguntas, discorrer sobre os assuntos abordados e também resolver dúvidas sobre música de forma geral.


As perguntas poderão ser inseridas em Posts semanais, exclusivos para isso em nosso grupo do Facebook e também, diretamente pra ela, na parte final dos encontros on-line, quinzenais, Bate Papo com Clarice Miranda.


.


CLARICE MIRANDA

Educadora musical, musicoterapeuta, soprano, letrista e compositora. membro da academia de cultura de Curitiba, atuou como solista em diversos grupos vocais,gravou participações com a orquestra sinfonica de berlim, música com letra de sua autoria.

Ministrou palestras e cursos regulares nos seguintes lugares: casa de cultura solar do rosário, em Curitiba; centro paranaense feminino de cultura em Curitiba, centro cultural Banco do Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; todas as capitais brasileiras, através do circuito cultural do Banco do Brasil; Miami, para comunidade brasileira.

Publicou os seguintes livros: Formação de Plateia em Música - Cultura Musical para Todos. Desvendando a Orquestra - Formando Plateias do Futuro. Finalista do prêmio Jabuti; coleção com dois volumes: A História da Música e sua Relação com as Outras Artes e Instrumentos Musicais. Finalista do prêmio jabuti; coleção Desvendando: canto coral, banda e fanfarra e orquestra; Conhecendo a Orquestra e o Maestro; Orquestra: histórico, Regência e Instrumentos. e hoje é curadora da orquestra Ladies Ensemble e consultora musical do auditório Regina Casillo, em Curitiba.





 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page